Tempo vira no Rio Grande do Sul, enquanto no restante do Brasil: Seco

Publicado em 04/08/2015 07:17
Por Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

O avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul nessa terça-feira irá provocar chuvas generalizadas sobre todas as regiões produtoras do Estado, essas chuvas permitirão que ocorra uma elevação dos níveis de água dos reservatórios, principalmente na metade sul, onde esses estão com níveis bem mais baixos do que os registrados no mesmo período do ano passado. O problema é que essas chuvas deverão persistir somente até quinta-feira, já que na sexta o tempo volta a abrir em todo o Estado. Essas chuvas além de elevar os níveis dos reservatórios, beneficiará as lavouras de trigo e das demais culturas de inverno, bem como permitirão que as condições também melhorem para a realização do preparo do solo, para o plantio das culturas de verão.

Em todo o restante do Brasil, o tempo se manterá firme e sem nenhuma possibilidade de ocorrência de chuvas, não só nessa terça-feira quanto ao longo de toda a semana. Permitindo que os trabalhos de colheita do café, cana de açúcar, hortaliças, milho safrinha e das demais culturas, possam prosseguir sem maiores transtornos. Chuvas, somente na faixa litorânea do Nordeste e extremo norte da região Norte.

Já nos Estados Unidos, a terça-feira será de tempo firme e com possibilidade apenas para pancadas de chuvas sobre algumas localidades produtoras de Nebraska, Kansas e Dakota do Sul. Amanhã esse sistema meteorológico avança e atingirá quase todas as regiões produtoras do “Corn-Belt”. Contudo, essas chuvas que deverão persistir até a quinta-feira não deverão trazer nenhum dano às lavouras, pelo contrário. Portanto, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de milho, soja, algodão e trigo ao longo de toda essa semana. Não havendo mais aumento dos percentuais de lavouras em condições ruins e muito ruins. E a tendência é que ao longo de toda essa primeira quinzena de agosto as chuvas sejam pontuais, não ocorrendo nenhum período de chuvas intensas e nem, estiagem.      

Alerta Agroclimático - 04 agosto 2015 -  Mapa Brasil

Alerta Agroclimático - 04 agosto 2015 - Mapa EUA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário