Efeitos do El Niño deverão continuar ao longo do primeiro semestre

Publicado em 08/12/2015 14:23

Os efeitos do fenômeno climático El Niño, que normalmente traz chuvas acima da média para o Sul do Brasil e diminui as precipitações ao Norte e Nordeste,  devem permanecer durante o primeiro semestre de 2016, alerta o climatologista Gilvan Sampaio de Oliveira, estudioso do fenômeno no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Todas as previsões indicam o pico do fenômeno agora. Ainda teremos impactos em todo o primeiro semestre do ano que vem”, disse o pesquisador durante uma apresentação na noite de segunda-feira (7/12) no Instituto Braudel, em São Paulo.

Neste ano, a intensidade do El Niño sobre o regime de chuvas é considerada forte, e o fenômeno tem sido comparado com o ocorrido em 1997, quando os efeitos do aquecimento das águas do Oceano Pacíficoprejudicaram os rendimentos no campo. O excesso de chuvas durante a época de plantio causou perdas de 10% na produção de arroz no Sul do país, por exemplo, conforme dados oficiais.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário