Paraná começou a prestar serviço de alerta à geada nesta semana

Publicado em 03/05/2016 07:37

O frio intenso chegou antes da hora neste ano e a preocupação dos produtores do estado com possíveis perdas com as temperaturas baixas também. Mas a partir de agora os produtores rurais - em especial os cafeicultores - podem contar com mais uma arma contra o frio. Isso porque o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) começaram a operar nesta segunda-feira (2) o Alerta Geada. A ferramenta tem o objetivo de auxiliar os agricultores a decidir sobre a adoção de medidas de proteção das lavouras de café contra o fenômeno meteorológico.

Entre maio e setembro, anualmente, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas no estado e publicam diariamente um boletim informativo. Antes disso, quando há aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, um pré-alerta é emitido por e-mail ou SMS a extensionistas, técnicos e produtores cadastrados, além da divulgação na imprensa e redes sociais.

Serviço

Os boletins do Alerta Geada estão disponíveis gratuitamente nos endereços www.iapar.br, www.simepar.br e, ainda, pelo telefone (43) 3391-4500. Os Interessados em receber os avisos por e-mail ou “torpedo” no celular devem preencher um cadastro, também disponível na página do Iapar.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário