Dados confirmam o retorno das chuvas e a boa notícias é que elas continuam nos próximos dias
Após um longo período de seca e altas temperaturas, os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comprovam que a chuva realmente começou a chegar o Centro-Oeste do Brasil. No mapa de precipitação acumulada é possível observar que nos últimos dias choveu em toda área, assim como no Sudeste e com acumulados entre 25mm e 30mm em todos os estados.
Além disso, os dados também mostram o início, ainda irregular, das chuvas em áreas do Matopiba, com precipitação acumulada entre 20mm e 40mm no período, sendo os volumes mais expressivos registrados na Bahia.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias:
A boa notícia é que depois de muita instabilidade também nos modelos, eles começam a indicar a permanência das chuvas em todo o país daqui pra frente. De acordo com atualização da Administração Oceânica e Atmosférica (NOOA), divulgada na manhã desta quinta-feira (23), nos próximos sete dias são esperadas boas chuvas no Sudeste e em áreas do Cento-Oeste. Já no Matopiba, as chuvas devem dar uma pausa e acendem alerta no setor que monitora os impactos do El Niño na região.
Entre os dias 1 e 9 de dezembro, o NOAA prevê uma nova rodada de chuva para o Sul do Brasil, assim como avanço das áreas de instabilidade para o Matopiba. Se as chuvas se confirmarem, os volumes podem chegar a 80mm em todas as regiões produtivas no período.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
3 comentários
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (01) para todo o Brasil
Inmet: Novembro será marcado por recuperação da umidade no solo nas regiões Centro-Oeste e Sudeste
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (31) para todo o Brasil
Novembro começa com boas chuvas previstas para a faixa central do Brasil como MT, GO, SP e MG
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (30) para todo o Brasil
Inmet mostra fortes chuvas previstas entre o sul de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo
Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT
As "previsões" feitas neste ano foram quase que 100% furadas. Ou os sistemas estão com problema, ou o tempo está boicotando os especialistas. Uma coisa é verdade: dias atrás comentei que em 37 anos de Mato Grosso, sempre foram notadas ocorrências de veranicos no início da temporada, porém neste ano, a coisa está séria, pois não se trata de veranico, e sim, de falta de chuvas.
Minhas anotações somaram 57 mm em setembro, 199 mm em outubro e até agora, 40 mm em novembro. Isso sim, eu nunca vi no MT em 37 anos. Portanto, conforme a colocação de MERIE CORADI, antes de publicações deste gênero seria muito interessante a busca de informações mais precisas.Fernando Antônio Molinari Gazola Nova Mutum - MT
Isso não está 100% correto. Aqui na região de Nova Mutum-MT, há lugares com vários dias sem precipitação. Não tem nada de normal ou normalizando nisso.
A notícia é muito generalizada e deveria buscar informações mais regionalizadas para ser correta.com essa noticia de volta das chuvas eles aproveitam e derrubam o valor da soja.
Merie Coradi Cuiaba - MT
Mapa está bonitinho, mas não é essa a realidade no campo. No médio norte do MT ... mais da metade das lavouras não caiu um gota sequer de água... tem lavoura com 20, 25 dias sem chuva, péssimo. A noticiante deveria antes de fazer as afirmações, fazer contato com Sindicatos dos produtores rurais e tomar informações, porque informação errada é pior do que nenhuma informação.