HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Atenção no Sul: Inmet mantém alerta para muita água, ventania e até queda de granizo

Publicado em 16/01/2024 09:50
Modelos também indicam condição para chuva na região Central do Brasil nesta terça-feira (16)

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois de uma pausa nas chuvas intensas, a região Sul do Brasil volta a ficar em alerta para risco de transtornos nos próximos dias. A atuação do El Niño continua favorecendo a formação de nuvens carregadas na área e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de alerta laranja válido em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul até a próxima quarta-feira (17). 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação. 

De acordo com dados do modelo Cosmo, a tendência é da permanência das chuvas durante toda semana. Na quarta-feira (17) o sistema deve ganhar ainda mais intensidade e os volumes podem chegar ultrapassar os 100mm no Rio Grande do Sul. 

"A atuação de uma baixa pressão sobre o Paraguai espalhará instabilidades e umidade para os três estados, enquanto a passagem de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul intensificará as condições, trazendo um forte calor pré-frontal", complementa a previsão da Climatempo. 

No Paraná, também podem ocorrer tempestades, de forma mais isolada, em função do calor e da umidade.

A instabilidade perde força a partir da quinta-feira (18), quando o sistema de baixa pressão atmosférica se desloca para o mar, mas ainda deixa o tempo instável entre Santa Catarina e no Paraná, especialmente nas áreas do leste e norte desses estados.

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil nos próximos dias: 

Sul_Inmet_160124

O Inmet também mantém a previsão de instabilidade para as demais áreas do Brasil. Mato Grosso, Goiás, sul do Tocantins e Minas Gerais têm previsão de chuvas intensas nas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação. 

Veja o mapa de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 16-01-2024 10-02-48
Fonte: Inmet 

 

 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário