HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA atualiza para 60% de chances de La Niña durante o Verão no Brasil

Publicado em 11/04/2024 10:59
Novos dados mostram ainda que o fenômeno climático deve se desenvolver entre junho e agosto

Logotipo Notícias Agrícolas

Em atualização publicada na manhã desta quinta-feira (11) a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) informou 85% de chances do El Niño terminando entre as próximas semanas de abril até o mês de junho. 

Mais uma vez, o consenso norte-americano destacou que a fase de neutralidade será rápida e o desenvolvimento da La Niña se inicie ainda no inverno do Brasil, entre os meses de junho e agosto. O relatório destacou 60% de chance de uma nova La Niña podendo alterar o regime de chuvas no Brasil no segundo semestre de 2024. 

"No geral, a previsão para este mês é muito semelhante à do mês passado , e continuamos esperando La Niña para o outono e início do inverno no Hemisfério Norte (cerca de 85% de chance)", afirma a publicação desta quinta-feira. 

No Brasil, os olhos do setor produtivo se voltam para as previsões no médio prazo. O produtor brasileiro, sobretudo no Centro-Sul do país, sentiu os impactos de três anos consecutivos de La Niña e as perdas na agricultura ultrapassaram bilhões de reais. O campo ainda tenta uma recuperação e busca por soluções para mitigar os impactos climáticos. 

TRANSIÇÃO COMEÇOU NO INÍCIO DO MÊS

Conforme dados publicados anteriormente pela MetSul, a fase de transição teve início no mês de abril. De acordo com análise, o surgimento das primeiras áreas com águas mais frias no Pacífico Equatorial já indicavam o início da transição. 

"O El Niño enfraquece de forma gradual desde o começo do ano e a tendência que o evento do fenômeno de 2023-2024 chegue ao fim nas próximas semanas, no mais tardar em meados de maio", destacou a consultoria. 

Leia mais:

+ Metsul: Começa o processo de transição do El Niño para o La Niña

PRÓXIMOS DIAS 

Para as próximas 24 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta para acumulado expressivo de chuvas no Centro-Oeste do país. De acordo com a publicação, os volumes mais significativos são previstos para áreas de Mato Grosso, Goiás e também do Tocantins. 

"Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de riscos", afirma a publicação. 

Além disso, a passagem de uma frente fria continua favorecendo a formação de nuvens carregadas pelo Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul são esperados acumulados de até 50mm nas próximas 24 horas. 

"A infiltração marítima, após a passagem da frente fria e a atuação de outros eventos meteorológicos vão manter o tempo mais fechado na Região no decorrer dos próximos dias. A condição será de tempo mais instável e úmido; o que vai manter a sensação de frio em algumas áreas, em especial nos pontos mais altos de Serra", complementa a previsão da Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas em todo Brasil: 

GIF 11-04-2024 11-19-11
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves | Instagram: @imvirginiaalves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário