Índia prevê chuvas de monções acima da média, em impulso à produção agrícola e economia

Publicado em 15/04/2024 09:11

Logotipo Reuters

 

Por Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav

NOVA DÉLHI/MUMBAI (Reuters) - A Índia disse nesta segunda-feira que provavelmente receberá chuvas de monções acima da média em 2024, em um possível impulso para o país que é altamente dependente das chuvas de verão para sua produção agrícola.

O sustento da economia da Índia fornece quase 70% da chuva necessária para irrigar plantações e recarregar reservatórios e aquíferos, com quase metade de suas terras agrícolas, sem qualquer irrigação, dependendo das chuvas de junho a setembro para cultivar várias safras.

Um período de boas chuvas poderia elevar o crescimento agrícola e o crescimento econômico de forma mais ampla, ajudando a reduzir a inflação de preços dos alimentos, que permaneceu acima do nível de conforto do banco central nos últimos meses e o levou a resistir ao corte das taxas de juros.

A monção, que normalmente chega ao extremo sul do Estado de Kerala por volta de 1º de junho e se retira em meados de setembro, deve totalizar 106% da média de longo prazo este ano, disse M. Ravichandran, secretário do Ministério de Ciências da Terra.

A Índia precisa urgentemente de boas chuvas de monções, pois as chuvas abaixo do normal em 2023 esgotaram os níveis dos reservatórios e afetaram a produção de alimentos. O governo reagiu impondo restrições às exportações de açúcar, arroz, cebola e trigo.

A retomada das exportações depende da rapidez com que a produção se recupera em 2024, o que não é possível sem boas chuvas de monções.

"A previsão baseada em modelos dinâmicos e estatísticos sugere que, quantitativamente, as chuvas sazonais de monções de junho a setembro provavelmente serão 106% da média de longo prazo", disse Ravichandran em uma coletiva de imprensa.

O Departamento Meteorológico da Índia (IMD) define a precipitação média ou normal como sendo entre 96% e 104% de uma média de 50 anos de 87 cm para a estação de quatro meses.

O chefe do IMD, Mrutyunjay Mohapatra, disse que o El Niño estava enfraquecendo e que entraria em um estágio neutro quando as monções começassem. O La Niña, que aumenta as chuvas na Índia, se instalaria em agosto, acrescentou ele.

A Índia impôs restrições à exportação de arroz e outras commodities pouco antes da eleição para lidar com o aumento dos preços causado por chuvas abaixo do normal.

Entretanto, com o excedente de chuvas, a produção pode melhorar, permitindo que Nova Délhi diminua essas restrições às exportações, especialmente as que se referem aos embarques de arroz, disse um negociante de Nova Délhi de uma trading global.

(Reportagem de Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav; reportagem adicional de Sudipto Ganguly e Siddhi Nayak)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário