Ciclone extratropical deixa Sul do Brasil em alerta laranja para chuvas intensas; frio vem logo atrás

Publicado em 16/04/2024 10:54
Pela primeira vez em 2024, estados do Sul poderão registrar geada nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

A atuação de um ciclone extratropical mantém o sul do Brasil em estado de alerta para chuvas intensas nesta terça-feira (16). Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas inclusive em outras áreas do Brasil, com a circulação dos ventos favorecendo a formação de nuvens carregadas. 

O alerta laranja para chuvas intensas emitido pelo Inmet prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No modelo Cosmo, é possível observar que as próximas 24 horas serão marcadas por muita chuva nos três estados da região, com volumes entre 20mm e 50mm entre esta terça e quarta-feira. 

"Além disso, o oeste do Paraná, Central e sudeste de Santa Catarina e a região norte, serrana metropolitana e sul do Rio Grande do Sul estão em estado de alerta para ocorrências de temporais ao longo do dia. Destaque para regiões entre Tramandaí e Laguna onde rajadas de vento sopram entre 71 e 90 km/h", complementa a Climatempo. 

Toda faixa oeste do Brasil tem previsão de nuvens carregadas nas próximas horas. Mato Grosso do Sul também deve receber chuvas intensas nos próximos dias, com acumulados entre 20mm e 40mm no período. Ainda no Centro-Oeste, também há previsão de chuvas para o Mato Grosso, com os volumes mais expressivos sendo previstos para o norte do estado. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 16-04-2024 10-55-32
Fonte: Inmet

FRIO LOGO ATRÁS 

Segundo a Climatempo, logo após a passagem das chuvas, o Brasil deve sentir a entrada de uma massa de ar frio continental, que se forma entre o Brasil, Argentina e o Uruguai a partir desta terça-feira (16). 

"Com a barreira do ciclone, o ar polar não vai conseguir escoar para o oceano e será direcionado para o Paraguai e interior da Região Sul", afirma a publicação. 

Segundo a consultoria, a semana também pode ser marcada pela primeiro frio com capacidade para formação de geadas pela primeira em 2024. "O fenômeno deve ocorrer nos dias 18 e 19 de abril, nas áreas mais elevadas da serra do Rio de Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná. Não há condições para geada no Sudeste e nem no Centro-Oeste", afirma a publicação. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves | Instagram: @imvirginiaalves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário