Primeiro frio do Outono chega com previsão de geada com intensidade fraca no Sul do Brasil

Publicado em 17/04/2024 10:36
Temperaturas já começaram a cair nos três estados e devem seguir mais baixas até o final da semana

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois da passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, é hora do primeiro frio do Outono derrubar as temperaturas e favorecer geadas em área do Sul do Brasil nos próximos dias. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os modelos indicam condição condições para geadas em áreas serranas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também no sul do Paraná. Até a manhã desta quarta-feira (17), o riscvo era de geada com intensidade fraca. 

O modelo Cosmo prevê temperaturas mínimas entre 6 e 10 graus nessas áreas nos próximos dias. A tendência é que a massa de ar frio derrube também as temperaturas no Sudeste e no sul do Mato Grosso do Sul, mas essas áreas apresentam condições para geadas e o frio será menos intenso. 

"O Inmet ressalta que, com o predomínio do ar seco e as noites mais longas, deve ocorrer um rápido resfriamento noturno, com previsão de temperaturas mínimas abaixo dos 5°C, podendo ficar perto de zero nas áreas de baixada das serras", afirma a publicação. 

Veja o mapa de previsão de atuação da massa de ar frio nos próximos dias: 

FRIO_170424
Fonte: Inmet 


Já quando o assunto é chuva, os modelos mostram bastante irregularidade nas principais regiões produtoras nos próximos dias. Nas próximas 24 horas, áreas do Paraná ainda podem registrar precipitação entre 20mm e 40mm, mas a tendência é do sistema já começar a perder força.

Os modelos também mostram condição para formação de nuvens mais carregadas em áreas do Centro-Oeste do Brasil. Mato Grosso deve receber os volumes mais significativos com acumulados entre 20mm e 50mm, sendo os volumes mais expressivos esperados para o norte do estado. 

Também chove em áreas do Matopiba, como por exemplo no Maranhão, porém com volumes mais baixos. Sudeste e boa parte do Nordeste devem ter tempo mais seco nos próximos dias. 

Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 17-04-2024 10-43-02
GIF 17-04-2024 10-43-02
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves | Instagram: @imvirginiaalves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário