HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Em pleno outono: Massa de ar quente e seco eleva as temperaturas e derruba umidade do ar

Publicado em 24/04/2024 10:39 e atualizado em 24/04/2024 11:19
Centro-Oeste e Sudeste não devem mais receber chuvas significativas e temperaturas ultrapassam 35ºC

Logotipo Notícias Agrícolas

A atuação de uma massa de ar seco e quente está impedindo o avanço de chuvas para o interior do Brasil. Os modelos meteorológicos mostram que nos próximos dias a massa de ar seco vai ganhar ainda mais força, elevando as temperaturas e derrubando a umidade relativa do ar em áreas do Centro-Oeste e Sudeste. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para baixa umidade válido em São Paulo, Minas Gerais, extremo sul de Goiás e áreas do Mato Grosso. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação. 

Segundo dados do modelo Cosmo, nesta quarta-feira (24), esses estados devem registrar as temperaturas mais altas, com destaque para São Paulo e Mato Grosso que podem ter máximas entre 36ºC e 38ºC.

O calor também estará presente no centro-norte do Paraná, com máximas entre 32ºC e 36ºC. Mato Grosso do Sul tem previsão de temperaturas de até 36ºC e áreas do Matopiba podem registrar máximas entre 30ºC e 34ºC. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

 

GIF 24-04-2024 10-41-57
GIF 24-04-2024 10-41-57

 

 

A atualização do modelo de previsão estendida para os próximos 15 dias, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mostra que a temporada de seca já está de fato começando no Brasil. 

No período entre 24 de abril e 2 de março, não há previsão de chuvas em toda faixa Central do país. A umidade ficará restrita ao Sul do Brasil, com acumulados entre 70mm e 100mm no Rio Grande do Sul. Há ainda previsão de chuva para Santa Catarina e extremo sul do Paraná, mas sem volumes significativos. 

Entre os dias 2 e 10 de maio, o modelo mantém chuvas apenas para o Sul do país, com acumulados entre 90mm e 125mm no período. Além disso, a partir desta data, a chuva irregular passa a ficar mais escassa também em áreas do Nordeste e Norte do Brasil.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_2404
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves | Instagram: @imvirginiaalves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário