Abates de bovinos e frangos recuam no Brasil no 2º tri ante 2013, diz IBGE

Publicado em 18/09/2014 11:23

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil, maior exportador global de carne bovina, abateu 8,517 milhões de cabeças de bovinos no segundo trimestre de 2014, leve queda de 0,2 por cento na comparação com o mesmo período de 2013, apesar de crescentes exportações, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado do IBGE detecta abates com algum tipo de serviço de inspeção sanitária. A ligeira queda na comparação anual aconteceu em meio a preços médios mais altos da arroba bovina de janeiro a junho de 2014, segundo o indicador ESALQ/BM&FBovespa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) --no período foram verificados valores recordes nominais.

"De acordo com o Cepea, o motivo dos aumentos (de preços) foi a oferta restrita tanto de animais para reposição como para abate, resultado, entre outros fatores, do clima quente e seco do fim de 2013 ao início de 2014. O déficit hídrico em muitas regiões produtoras prejudicou as pastagens e, consequentemente, a engorda dos animais", disse o IBGE em nota.

Na comparação com o primeiro trimestre, houve aumento de 1,8 por cento nos abates de bovinos entre abril e junho.

A produção de carne no segundo trimestre somou 2,006 milhões de toneladas de carcaças bovinas, 0,1 por cento menor que o volume do segundo trimestre de 2013 e alta de 2,8 por cento ante janeiro a março deste ano.

O Brasil prevê exportar volumes recorde de carne bovina em 2014, mas ainda tem no mercado interno o maior consumidor do produto.

No ranking nacional do abate de bovinos, os três Estados da região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) ocupam as três primeiras posições, respondendo juntos por 37,5 por cento do total.

Mato Grosso continuou mantendo a liderança, mesmo com queda de 9,3 por cento da quantidade de cabeças abatidas nos três meses até junho ante o mesmo período do ano passado.

O Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, com estimadas 200 milhões de cabeças.

 

ABATE DE FRANGOS E SUÍNOS

O país, também o maior exportador de carne de frango do mundo, abateu no segundo trimestre 1,379 bilhão de cabeças de frangos, terceira queda trimestral consecutiva após a pesquisa ter apontado desempenho recorde de julho a setembro de 2013.

Esse resultado significou quedas de 2,7 por cento na comparação com o mesmo período de 2013 e de 1,2 por cento em relação ao trimestre imediatamente anterior.

O peso acumulado das carcaças foi de 3,180 milhões de toneladas no segundo trimestre, um aumento de 1,1 por cento frente ao mesmo período de 2013 e uma queda de 0,4 por cento em relação aos primeiros três meses deste ano.

Já a quantidade de suínos abatidos no Brasil no segundo trimestre foi de 9,151 milhões de cabeças, representando aumentos de 0,6 por cento na comparação com o mesmo período de 2013 e de 5,3 por cento sobre o primeiro trimestre de 2014. O peso das carcaças produzidas no segundo trimestre alcançou 797,7 mil toneladas.

 

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário