Gripe aviária é identificada em terceira fazenda na Holanda

Publicado em 21/11/2014 10:50

LOGO REUTERS

AMSTERDÃ (Reuters) - Um surto de gripe aviária na Holanda se espalhou por uma terceira fazenda, disse o governo nesta sexta-feira, levando à condução de inspeções em dezenas de outras fazendas do país, um importante exportador de ovos e aves.

A infecção mais recente foi descoberta em uma fazenda de frangos em Kamperveen, no norte do país, a uma distância de mais de 100 km das duas outras fazendas onde casos foram relatadas na semana passada, disse o Ministro da Economia em uma carta ao Parlamento.

Todas as 10 mil aves devem ser exterminadas e um raio de exclusão de 10 km foi imposto. Inspeções devem ser conduzidas em 32 fazendas próximas.

Três das 12 províncias produtoras registraram a doença, que é fatal em frangos.

Um total de 203 mil frangos estão sendo exterminados. Uma suspensão do transporte de galinhas, ovos e produtos aviários em toda a Holanda passou a prejudicar uma indústria que emprega dezenas de milhares de pessoas.

Cerca de 2 mil granjas holandesas, com mais 100 milhões de galinhas, são responsáveis pela produção de 10 bilhões de ovos por ano, mais de 6 bilhões dos quais destinados à exportação.

Duas das três infecções identificadas na Holanda são da cepa H5N8, a mesma também encontrada em fazendas na Alemanha e Grã-Bretanha nas últimas semanas.

O cepa H5N8 nunca foi detectada em humanos, mas levou ao abate de milhões de aves na Ásia, a maioria na Coreia do Sul, após um surto no início do ano.

(Reportagem de Anthony Deutsch)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário