Ovos: Com maior demanda e oferta reduzida, preços sobem até 15%
Os preços dos ovos subiram fortemente na semana passada, interrompendo as baixas observadas desde o início de novembro. Na última semana, segundo dados do Cepea, as altas chegaram a 15% nas regiões paulistas de Bastos e Guararapes/Mirandópolis. Além do aquecimento da demanda com o recebimento de salários e a proximidade das festas de final de ano, o volume ofertado também diminuiu, contribuindo para elevar as cotações.
Alguns produtores, principalmente os de São Paulo, têm antecipado os descartes de poedeiras mais velhas, no intuito de evitar sobras expressivas em janeiro, quando a movimentação do mercado normalmente é mais lenta. Segundo agentes consultados pelo Cepea, a expectativa é que a demanda siga firme até próximo do Natal. Em janeiro, com as férias escolares, o consumo de ovos costuma diminuir, devido, entre outros motivos, à menor necessidade de abastecimento para merendas. Pesa, ainda, o forte calor desse período, que tende a prejudicar a produção e inibir o consumo.
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA