Queda de receita reduz margem de lucro do produtor de leite em Cascavel (PR)

Publicado em 26/11/2015 09:07
Em 2015, faturamento está 9% menor em relação a 2014, e preços estão 7,4% mais baixos no mesmo período

Brasília (26/11/2015) - A queda de faturamento na produção de leite reduziu a margem de lucro em algumas bacias leiteiras do país. Em Cascavel, município do Oeste do Paraná, a retração foi de 9% em 2015, até agora, na comparação com o ano passado, enquanto os custos de produção subiram até 3%. Uma das razões deste cenário foi a menor receita obtida com a venda do produto, em razão de quedas consecutivas no preço do litro pago ao produtor.

A análise está no boletim Ativos do Leite, publicação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo o estudo, com o a queda de faturamento e a alta nos custos, a margem bruta do pecuarista caiu, em média, 19% em uma propriedade típica de Cascavel. Os preços pagos ao produtor neste ano estão 7,4% inferiores aos verificados em 2014.

“Ainda que os preços tenham reagido, em decorrência do período de entressafra, os patamares continuam abaixo dos verificados há um ano, uma vez que a demanda não acompanhou o aumento da produção”, explica o documento. Do lado dos custos de produção, o item que mais pesou foi a mão de obra, com elevação de 8,2%, seguido pela silagem (6,3%) e energia e combustível (3,3%).  

Crescimento – O boletim constatou, também, crescimento de 33% na produção de leite em Cruz Alta (RS) em cinco anos, passando de 1,5 mil litros/dia em 2010 para dois mil litros/dia em 2015. No mesmo período, o levantamento apontou que a produtividade média diária dos animais subiu de 22 litros/vaca para 25 litros/vaca/dia, elevação de 14%. O avanço, diz o estudo, é decorrente da mudança do perfil da propriedade típica da região, que aumento de 50 hectares para 76 hectares nos últimos cinco anos.

Confira a análise completa no Boletim Ativos do leite / Edição 37: https://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/37-ativos_leite.pdf

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário