Tocantins inicia vigilância sorológica e clínica de suínos em mais de 200 propriedades rurais

Publicado em 07/03/2024 14:05
A ação faz parte do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos, e segue até o mês de junho

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) iniciou na última semana, mais um estudo de vigilância sorológica e clínica em suínos na criação comercial local e tecnificadas em 211 propriedades de 92 municípios, abrangendo todas as regiões do Tocantins. Esta ação faz parte do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos, e segue até o mês de junho.

Segundo o gerente de sanidade animal da Adapec, Sergio Liocádio, o objetivo do Plano é fortalecer a capacidade de detecção precoce e demonstrar a ausência de infecção da Peste Suína Clássica (PSC), Peste Suína Africana e Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS) nos rebanhos de suínos domésticos e asselvajados.

O Tocantins possui status internacional de zona livre da PSC, e de acordo com a Adapec, este trabalho de vigilância e de colheita sorológica que é realizado anualmente pela Agência, é essencial para demonstrar que o Estado continua livre dessa doença. “O estudo é uma ferramenta de saúde animal, que permite a comprovação da ausência da PSC no rebanho de suíno, além da detecção precoce de outras doenças,” destacou Sérgio Liocádio, acrescentando que essa é uma das exigências da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) para certificação e manutenção de zonas livres de doenças. 

Nas propriedades selecionadas conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) serão realizadas colheitas em cinco a 20 animais, dependendo do tamanho do rebanho. Após a colheita as amostras são encaminhadas para um laboratório credenciado ao Mapa, que fará as análises laboratoriais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Adapec

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário