Produção de carne suína na China marca primeiro declínio trimestral em quatro anos

Publicado em 16/04/2024 07:52

Logotipo Reuters

Por Mei Mei Chu

PEQUIM (Reuters) - A produção de carne suína da China diminuiu entre janeiro e março em relação ao ano anterior, o primeiro declínio trimestral em quase quatro anos, à medida que os agricultores abateram menos animais para dar suporte uma recuperação nos preços dos suínos.

As vendas de carne durante o trimestre – que seria um período de alta devido aos feriados do Ano Novo Lunar – também foram lentas, à medida que a China luta para montar uma recuperação econômica pós-COVID forte e sustentável, minando a confiança do consumidor.

A produção de carne suína caiu 0,4% em relação ao ano anterior, para 15,83 milhões de toneladas, a primeira queda trimestral desde o segundo trimestre de 2020, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) na terça-feira (16).

Cerca de 194,6 milhões de suínos foram abatidos, uma queda de 2,2%.

As empresas chinesas de criação de suínos na China aumentaram, desde o final do ano passado até fevereiro, o abate em meio a um surto de Peste Suína Africana (PSA) e devido à oferta excessiva no mercado que fez com que os preços dos suínos despencassem.

A China, que consome cerca de metade da carne suína do mundo, incentivou as empresas, que se expandiram agressivamente nos últimos anos, a reduzir o número de suínos.

Também reduziu a meta nacional deste ano para a retenção normal de matrizes reprodutoras de 41 milhões para 39 milhões.

No entanto, ainda se espera que a oferta de suínos na China exceda a procura devido ao elevado número de fêmeas produtivas e à relutância das empresas em reduzir os plantéis depois de fazerem grandes investimentos.

Os preços à vista no maior país produtor de carne suína do mundo estavam em cerca de 15,2 yuans (US$ 2,10) por quilograma na segunda-feira, segundo dados da consultoria MySteel.

Isso representa um aumento em relação aos 13,5 yuans no final de fevereiro – um nível bem abaixo do custo médio de produção de 16 yuans por quilo.

O tamanho do rebanho suíno da China no final de março caiu 5,2% em relação ao ano anterior, para 408,5 milhões de cabeças, mostraram os dados do DNE. O rebanho de matrizes no final de fevereiro caiu 6,9%, para 40,42 milhões, mostram dados separados do Ministério da Agricultura da China.


Reportagem de Mei Mei Chu; Edição por Edwina Gibbs

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário