Lar e Primato assinam aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte
Com o objetivo de somar forças no cooperativismo e desenvolver a avicultura na região, a Lar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Medianeira (PR) e a Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede em Toledo (PR), assinaram no dia 09 de maio, uma aliança estratégica de intercooperação para a produção e abate de frangos de corte. O acordo é um marco para o progresso da atividade avícola ao reunir duas importantes cooperativas do Paraná em benefício dos associados integrados, da comunidade de forma em geral e do mercado interno e externo.
“Entendemos que é uma forma das cooperativas se unirem e fortalecer o sistema cooperativista. Vamos trabalhar em conjunto com a Lar, que é uma Cooperativa referência para nós neste segmento, assim como já fazemos com o abate de suínos em parceria com a Frimesa. Essa mudança deve garantir ao nosso cooperado ainda mais segurança e prosperidade através de uma aliança estratégica muito bem elaborada”, afirmou o diretor-presidente da Primato, Anderson Leo Sabadin.
No dia 3 de maio, em Medianeira (PR), os representantes das Cooperativas e gestores da avicultura, se reuniram para as definições finais da intercooperação. O documento, construído em dois meses após uma série de estudos e reuniões, foi assinado posteriormente de forma eletrônica entre as partes.
O acordo prevê a responsabilidade da Lar em desenvolver a atividade e abater o frango, bem como sua comercialização em nome da Cooperativa Primato, sendo para isso necessário todo o suporte para o fomento da mesma, fornecendo pintainhos com alto padrão genético, ração de qualidade, insumos com as melhores condições, logística eficiente e assistência técnica especializada. Por sua vez, a Primato será responsável por toda a transação comercial com os avicultores, como por exemplo, fluxo de notas fiscais e outras documentações.
“A região de atuação da Primato é estratégica por ser próxima de três indústrias de abate de aves da Lar, mas isso não significa que a Lar vai estar ampliando sua produção de frango de corte, primeiro porque não é nossa intenção e segundo, já estamos trabalhando em capacidade plena. Com essa parceria, buscamos aumentar o período de vazio sanitário e assegurar ainda mais a sanidade das aves em nossos aviários”, explicou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.
A partir de junho de 2024, os cooperados integrados da Primato deverão receber os primeiros lotes com pintainhos da Lar, marcando o início do alojamento através da parceria firmada entre as duas cooperativas.
Com presença em todo o território nacional e em mais de 90 países, abatendo 1,1 milhão de aves por dia, a Lar Cooperativa se consolida como a 3ª maior empresa de abate de frangos do Brasil e a 4ª da América Latina, segundo ranking da revista internacional Watt Poultry. A assinatura da aliança estratégica marca um passo importante para o futuro da avicultura na região. A união de forças entre a Lar e a Primato permitirá que as cooperativas alcancem novos patamares de sucesso ao promoverem um compromisso com a biosseguridade.
0 comentário
Mercado do frango encerra esta quinta-feira (31) sem mudanças nos preços
Suinocultura independente: outubro termina ainda registrando elevações nos preços
18 mil toneladas: Paraná bateu recorde em exportação de carne suína em setembro
Gripe aviária espalha-se mais rápido do que em 2023 na UE, mostram dados
Conbrasfran 2024 vai debater o futuro da produção e comercialização da carne de frango
BRF Arabia anuncia aquisição de fatia em empresa saudita do setor avícola por US$84,3 mi