Trigo RS: Apesar de problemas climáticos, desenvolvimento das lavouras é favorável em todo o estado

Publicado em 29/08/2014 10:16

O último período foi muito favorável ao desenvolvimento da cultura, embora em algumas regiões as temperaturas durante o dia fossem consideradas elevadas para uma boa evolução das lavouras. Em boa parte do Estado os termômetros registraram temperaturas acima dos 30°C em vários momentos. Entretanto, de maneira geral, a cultura apresenta bom desenvolvimento em todas as regiões produtoras, recuperando-se de maneira bastante satisfatória das fortes chuvas ocorridas no período de implantação e apresentando, até o momento, bom vigor no perfilhamento e potencial produtivo dentro do esperado.

Com as condições meteorológicas favoráveis às lavouras, estas aceleraram o processo de floração, alcançando 12% do total implantado nessa situação, sendo que 1% já atingiu a fase de formação (enchimento) de grãos. No momento, a atenção dos agricultores segue sendo o monitorando de doenças, principalmente ferrugens e manchas foliares, além de dar continuidade às adubações de cobertura, principalmente em áreas semeadas no final do período recomendado pelo zoneamento agroclimático. 

Em relação à comercialização, o mercado continua lento e com problemas de liquidez, motivado, basicamente, pelos altos estoques existentes nos moinhos. Como consequência, a procura pelo grão é baixa, pressionando negativamente os preços. Na semana, a saca de 60 kg ficou cotada a um preço médio de R$ 27,38 pagos ao produtor. 

Leia o boletim na íntegra no site da Emater/RS

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário