Produtores de arroz precisam ficar de olho nas plantas daninhas

Publicado em 26/01/2015 09:09
Além dos problemas climáticos enfrentados pelos produtores de arroz, outro tema que os agricultores enfrentam são as plantas daninhas nas lavouras. O assunto será abordado pelo engenheiro agrônomo, doutor e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Aldo Merotto Junior, durante a 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 5 a 7 de fevereiro no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Tapes (RS).
 
Segundo o especialista, que falará sobre Plantas Invasoras Resistentes no dia 5 de fevereiro às 14h, serão abordadas as necessidades do controle de plantas daninhas no arroz no cenário mais moderno de manejo da cultura face aos desafios de preço e de mercado. Merotto Junior destaca que os problemas causados pelas plantas daninhas, que causam a diminuição do enchimento de grãos da cultura, são graves. "Desta forma existe uma necessidade de modernização da forma na qual o produtor maneja sua cultura. Vamos abordar os conhecimentos necessários para que o controle de plantas daninhas seja adequado e isso resulte em um aumento do enchimento de grãos e um melhor rendimento econômico da lavoura", observa.
 
Para o professor da Ufrgs, há uma diversidade muito grande sobre o entendimento dos produtores em relação ao tema, sendo que uma parte já se preparou para conter o avanço das plantas daninhas, mas outra ainda não avançou em relação à importância da prevenção. "Existem aqueles que já se deram conta e estão fazendo manejos adequados e buscando uma assistência técnica que forneça este trabalho, mas ainda existe um grande número de produtores que ainda não se deu conta e que estão perdendo rendimento grãos nas suas lavouras e não entenderam a grandeza deste problema", explica.
 
Conforme o especialista, além do arroz vermelho, que sempre foi um dos grandes problemas dos arrozeiros gaúchos, existem registros de crescimento de capim arroz resistentes à herbicidas além das ciperáceas, que também estão também avançando sobre as lavouras. Com o tema "Cesta básica garantida com renda no campo comprometida", a 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma promoção da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) em conjunto com a Associação dos Arrozeiros de Tapes. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário