Brasil tenta retomar venda de arroz à Nigéria

Publicado em 13/10/2015 07:51

Está em fogo médio o acordo que pode fazer o arroz brasileiro voltar à mesa da população da Nigéria. Uma missão comercial desembarcou nesta semana no país africano, tentando destravar a porta de acesso ao mercado, emperrada desde 2013. Naquele ano, com o argumento de desenvolver a produção doméstica, o governo local sobretaxou em 110% a importação do cereal. A tarifa, na prática, inviabilizou a venda para esse que era um dos principais compradores do Brasil.

Diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Barata representa o governo do Estado na missão que está na Nigéria — o Rio Grande do Sul concentra 65% da produção brasileira do cereal — e está otimista com relação ao resultado das negociações:

— Vim com a demanda específica de buscar a retomada desse mercado. Dificilmente voltaremos já com uma resposta definitiva, mas, sim, com uma posição mais clara sobre essa questão.

Hoje, o poder de convencimento será testado durante jantar organizado pelo embaixador brasileiro na capital Abuja.

De lá, o grupo parte para Lagos, considerada o centro de negócios do país africano. O canal para um acordo foi aberto no mês passado, quando o embaixador nigeriano no Brasil, Adamu Azimeyeh Emozozo, veio ao Estado e sinalizou interesse não apenas em um acordo comercial, mas também na transferência de tecnologia.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário