Copercampos anuncia construção de usina de etanol

Publicado em 28/02/2024 07:38
Primeira usina de Santa Catarina produzirá biocombustíveis a partir do uso de milho e trigo.

Durante a abertura do 28º Show Tecnológico Copercampos, a maior feira agropecuária de Santa Catarina, evento que contou com a presença do Governador do Estado Jorginho Melo, o Diretor Presidente da cooperativa, Luiz Carlos Chiocca, anunciou investimentos superiores a R$ 200 milhões para a construção de uma usina de etanol, com capacidade de produzir 3,7 milhões de litros de etanol hidratado por ano e 32 milhões de litros de etanol anidro por ano.

A usina, que será construída em Campos Novos/SC, tem projeto desenvolvido pela empresa Lindner Techno Systems e utilizará como matéria-prima para a produção do etanol, milho e trigo, nas porcentagens de 85 e 15, respectivamente de cada cereal. Esta será a primeira usina do estado e a primeira planta flex do Brasil, ou seja, utilizará dois cereais para produção de biocombustíveis.

Além da produção de biocombustíveis, a usina da Copercampos terá a produção do subproduto DDGs (sigla em inglês para grãos secos de destilaria com solúveis), usado na fabricação de rações, de 25 mil toneladas por ano. A produção de óleo deve ser superior a 1.500 toneladas por ano. Além disso, terá geração de energia de 15.000 MW/h por ano.

Para esta capacidade de produção, serão utilizadas 250 ton/dia de cereais, mais de 87.000 toneladas/ano. "Fizemos estudos de viabilidade para construção e, com a parceria da Lindner, vamos construir essa usina para industrializarmos os cereais produzidos em nossa região. É um investimento pensando no desenvolvimento econômico da região, na valorização do nosso associado que produz cereais e na saúde financeira de nossa cooperativa", ressalta o Diretor Presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca.

A usina vai consumir cerca de 30% do milho recebido pela cooperativa e produzirá o farelo proteico, DDGs, para ser utilizado na fabricação de ração, deste modo, o cereal é utilizado para produzir etanol da parte amilácea e concentra as proteínas, fibras e sais minerais neste coproduto com alto valor nutricional. O DDGs possui uma proteína acima de 30% em base seca.

A usina será construída na comunidade de Encruzilhada, em Campos Novos/SC, onde a cooperativa possui uma unidade de armazenagem que receberá a matéria-prima para industrialização. As obras iniciam ainda no primeiro semestre deste ano. O prazo para conclusão é de 24 meses. Serão gerados mais de 100 empregos diretos com este novo negócio da Copercampos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Imprensa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário