Quinzena do Pêssego tem início em Pelotas

Publicado em 19/11/2014 09:39

A Prefeitura de Pelotas promoveu na segunda-feira (17/11), no Largo do Mercado Público Central da cidade, a 1ª Quinzena do Pêssego, com o objetivo de estimular o consumo da fruta entre a população urbana e estimular hotéis e restaurantes a produzirem cardápios à base de pêssego. Entre os apoiadores estão a Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Associação dos Produtores de Pêssego, Banco do Brasil, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindocopel, APL Alimentos, CAFSul e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). 

Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE e da Emater/RS-Ascar, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de pêssegos do Brasil, com mais de 160 mil toneladas, numa área de 18,5 mil hectares. A região de Pelotas, com destaque para os municípios de Canguçu, Morro Redondo, Piratini, Cerrito, Capão do Leão e Jaguarão, atualmente responde por 90% do pêssego produzido, numa área superior a 6,1 mil hectares, com uma produção de aproximadamente 700 mil quilos de pêssegos indústria e de mesa. A produção regional é de responsabilidade de 1,4 mil famílias de produtores.

Na programação da Quinzena do Pêssego estão previstos outros eventos com envolvimento dos produtores e de várias instituições parceiras. Na quarta-feira (19/11), ocorre o Dia de Campo do Pêssego, com início as 8h30, no Auditório Ailton Raseira, da Embrapa Clima Temperado. As atividades desenvolvidas aos participantes contarão com palestras, painéis, degustação de seleções e cultivares de pêssegos, mesa de negócios e visita aos Campos Experimentais da Embrapa.

No sábado (29/11), o município realizará a Abertura da Colheita do Pêssego da Região de Pelotas, no 7º Distrito de Pelotas. O evento tem início com a reunião dos prefeitos da Azonasul, às 10h, na Sede da Comunidade São Luiz, Colônia Santa Áurea. A partir das 14h vai acontecer o ato de abertura no pomar do persicultor Marcos Antônio Sturbelle Schiller, na Colônia Santa Áurea, distrito do Quilombo, em Pelotas.

Nas duas semanas de programação, além dos eventos na área rural, haverá um forte incentivo para a utilização do pêssego, com a realização de degustações de produtos à base de pêssego, como doces, sucos, drinques e saladas, no Mercado Central. A Quinzena do Pêssego também vai envolver os estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que vão falar sobre as qualidades nutricionais da fruta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater RS/Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário