Agricultores trabalham na colheita de pêssego e ameixa em pomares do RS

Publicado em 15/12/2014 07:26

Os agricultores gaúchos trabalham na colheita do pêssego e ameixa, que costumam enfeitar as mesas nas festas de final de ano. O Rio Grande do Sul é o estado que mais produz frutas no Brasil.

Na região de Caxias do Sul, os agricultores cultivam vários tipos de árvores frutíferas como maçã, uva e caqui. A época é de pêssego chimarrita, uma das variedades produzidas na serra gaúcha. Considerada precoce, a variedade é uma das primeiras a ser colhida.

“O tamanho é arredondado e não tem bico. Para conservação e transporte, ele se machuca fácil. Internamente, polpa creme e branca, com pequeno colorido junto ao caroço. Ele solta tão fácil. E é uma polpa gostosa e macia”, explica Ênio Todeschini, agrônomo da Emater.

Apesar dos pessegueiros parecerem carregados de belos frutos, os agricultores calculam perdas provocadas pela geada que ocorreu em agosto deste ano. Como a região é montanhosa, cheia de altos e baixos, existem pelo lugar vários microclimas. Assim, o efeito da geada varia muito de sítio para sítio. São 3,4 mil hectares plantados com pêssego e potencial para produzir cerca de 48 mil toneladas. Mas na região já existe um cálculo de perdas.

Confira a notícia na íntegra no site do Globo Rural

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário