Preço das frutas mantém tendência de queda

Publicado em 22/06/2015 16:41
Hortaliças, porém, apresentam comportamento de alta


As frutas mais comercializadas nas principais centrais de abastecimento do país no mês de maio apresentam queda nos preços comercializados, enquanto que as hortaliças não apresentam um comportamento uniforme. É o que mostra o 3º Boletim Conab/ Prohort – Comercialização de Hortigranjeiros e Frutas nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), divulgado nesta segunda-feira (22) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O boletim atualiza os preços médios das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Ceasas, além de explicar o comportamento do mercado, as origens dos produtos, sua localização conforme as bacias hidrográficas e séries históricas para as culturas produtivas. O levantamento é feito nos mercados atacadistas, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), executado pela Conab, e considera a maioria dos entrepostos localizados nas regiões do país, com destaque  para frutas e hortaliças nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

Segundo a publicação, a grande oferta de banana nanica no mercado impulsiona a queda de preço do produto. Já a laranja, mesmo apresentando um volume de oferta menor do que o registrado no mesmo período, apresenta valores em baixa, assim como o mamão que passou a apresentar comportamento semelhante nos principais entrepostos. 

A melancia teve recuperação de preços nos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O estado fluminense chegou até a apresentar elevação de 50% no preço do produto, enquanto que nos demais o preço se manteve em queda devido a qualidade da fruta, prejudicada pelas frequentes chuvas nas regiões produtoras. Outra que apresentou uma importante elevação foi a maçã, mas verificado apenas em São Paulo, com alta de 37,37%, impulsionado pela maçã gala. As demais regiões mostram um comportamento mais próximo da estabilidade, com pequenas variações de preços.

Hortaliças – Tomate e cebola continuam apresentando preços maiores que os registrados no mesmo período em anos anteriores. No entanto, a entrada das safras de cebola do Vale do São Francisco e do tomate safra da seca vêm diminuindo a pressão de alta, e a tendência é de queda dos preços.

Outro produto que apresentou alta foi a cenoura, o que já era esperado devido a oferta de produto de melhor qualidade. A batata seguiu na mesma direção em três dos entrepostos pesquisados (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo). No início do ano, a colheita foi maior, o que levou à queda dos preços em um período em que geralmente ocorre alta. A expectativa é que haja uma equalização nos valores comercializados entre os meses de junho e julho.

Confira o boletim completo no site da Conab ou diretamente no link:https://www.ceasa.gov.br/dados/publicacao/Boletim_Hortigranjeiro_Junho_2015.pdf

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário