Hortifruti: Como o produtor de HF tem se adaptado às mudanças geradas pela pandemia?

Publicado em 04/08/2020 08:31

Você sabe o que é resiliência? Muito se fala em se reinventar durante a quarentena: pensar em novas formas de executar atividades, aproveitar o momento para se adequar à mudança – e é justamente isso que o conceito de resiliência significa. Aplicando-se ao cenário atual, esta ideia reforça a importância de um PLANO DE AÇÃO por parte das empresas, já que os efeitos econômicos negativos vão durar mais do que a própria pandemia de covid-19.

A mais recente crise financeira, de 2008, nos Estados Unidos, é um exemplo: o mundo todo foi afetado, mas pesquisas indicam que as empresas resilientes se recuperaram melhor dos impactos, gerando valor nas fases de recuperação e de crescimento da economia. Assim, ao lidar com situações extraordinárias, com rupturas inevitáveis ou inesperadas (como a pandemia de covid-19), é necessário que o produtor e a cadeia, como um todo, tenham capacidade de adaptação rápida, isto é, garantindo flexibilidade e velocidade para reagir às mudanças, recuperar-se e mover-se para um "novo normal". Para isso, existem estratégias que podem colaborar para a resiliência da cadeia. Confira algumas delas na edição de julho da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Mas, o que o setor de HF tem feito? Produtores de frutas e hortaliças entrevistados pelo Hortifruti/Cepea precisaram adotar algumas medidas para enfrentar a crise gerada pela pandemia. O número elevado dos que ainda não possuem um plano de ação, contudo, preocupa!

plano de ação cepea hortifruti 2020

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário