HF Brasil/Cepea: Equipe de citros comemora 30 anos de divulgação de preço em época de cenário favorável ao citricultor

Publicado em 13/05/2024 15:55

Há 30 anos, a Equipe de Citros do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, iniciava a divulgação de informações a respeito do mercado de cítricos (laranjas, tangerina e lima ácida tahiti). Nestas últimas três décadas, a Equipe acompanhou de perto as mudanças e os avanços verificados na citricultura nacional, aspectos abordados na edição especial deste mês da revista Hortifruti Brasil.

Segundo pesquisadores da Equipe, até os anos 2010, a citricultura era marcada por ciclos de alta e baixa de preços, tendo como influência a oferta e a demanda externas de suco. Em 2012, os preços registraram o menor patamar desses 30 anos, inviabilizando, por exemplo, um modelo de produção de escala de pequeno porte, sobretudo o voltado ao setor exportador. A partir de 2016, inicia-se um novo ciclo, menos marcado por movimentos de ajustes de oferta e demanda e mais por incertezas na oferta global, diante da forte evolução do HLB (greening) na Flórida e em São Paulo.

E a comemoração dessas três décadas de acompanhamento do mercado citrícola nacional acontece justamente em uma época muito favorável ao produtor: os preços de negociação da laranja são recordes, ao passo que os valores de importantes insumos caíram, cenário que pode favorecer a rentabilidade na safra 2024/25.  

Ainda nesta edição, a Equipe da revista Hortifruti Brasil atualizou os custos de produção da laranja de dois modelos de fazenda no estado de São Paulo, e é notável que o cenário de 2024/25 deve favorecer a citricultura a retomar seus investimentos em pomares. No entanto, as incertezas sobre o futuro da produção, por conta do HLB e do desabastecimento de suco no mercado global diante da menor produção, ainda permanecem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário