Gripe aviária: uma em cada cinco amostras de leite comercial nos EUA contém vestígios, diz FDA

Publicado em 26/04/2024 14:09 e atualizado em 26/04/2024 15:00

Logotipo Reuters

26 de abril (Reuters) - Uma em cada cinco amostras de leite comercial testadas em uma pesquisa nacional continha partículas do vírus H5N1, informou a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA na noite de quinta-feira, sugerindo que o surto de gripe aviária está mais disseminado do que se pensava anteriormente.

A agência disse que não há razão para acreditar que o vírus encontrado no leite represente um risco para a saúde humana.

“Isso significa que este vírus saturou amplamente o gado leiteiro em todo o país”, disse o Dr. Michael Osterholm, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Minnesota.

Muitos especialistas em doenças infecciosas e funcionários do governo disseram acreditar que o processo de pasteurização inativará o vírus, também conhecido como gripe aviária. No entanto, são necessários testes adicionais para confirmar que não há vírus infeccioso no leite, disse a agência.

“Até o momento, os estudos sobre leite no varejo não mostraram resultados que pudessem alterar nossa avaliação de que o fornecimento comercial de leite é seguro”, afirmou a FDA em sua última atualização.

"Não estou preocupado com o leite em si. Ele indica que o vírus está mais difundido entre os laticínios do que pensávamos anteriormente", disse Samuel Alcaine, professor associado de ciência alimentar na Universidade Cornell.

“Tínhamos pouco mais de 30 rebanhos ou fazendas que foram relatados como positivos para a gripe aviária. Temos pouco menos de 30.000 fazendas nos EUA. Trinta e três é um número muito pequeno. lá."

Sua tecnologia exclusiva de recomendação de conteúdo é o que prevê quais vídeos atrairão o interesse dos usuários e atraiu mais discussão do que a tecnologia usada por rivais como Instagram e YouTube.

Oito estados dos EUA confirmaram casos de gripe aviária em 33 rebanhos leiteiros, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.

Apenas uma pessoa – um trabalhador agrícola do Texas – foi confirmada como portadora de gripe aviária no atual surto. O paciente sofreu conjuntivite, uma irritação ocular que pode causar vermelhidão e desconforto.
A FDA disse que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA não registraram casos humanos adicionais além do primeiro caso confirmado.

A FDA está avaliando ainda quaisquer resultados positivos por meio de testes de inoculação de ovos, que descreveu como padrão ouro para determinar vírus viáveis.


Reportagem de Leroy Leo e Bhanvi Satija em Bengaluru; Edição de Tasim Zahid e Josie Kao

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário