ANTT abre audiência pública sobre relicitação da Malha Oeste
SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta segunda-feira a abertura de audiência pública sobre a relicitação da ferrovia Malha Oeste, cujos 1.625 km de extensão conectam os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A audiência colherá sugestões e contribuições para concessão de 10 de abril a 25 de maio.
A ferrovia é controlada atualmente pela Rumo Malha Oeste, da Rumo, uma empresa do Grupo Cosan responsável por administrar milhares de quilômetros de malha ferroviária no país. A Malha Oeste será relicitada após a Rumo entrar com pedido de devolução da concessão em meados de 2020.
De acordo a ANTT, a primeira audiência acontecerá presencialmente em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 26 de abril, enquanto a segunda será realizada de forma híbrida na sede da ANTT, em Brasília, em 3 de maio.
A abertura da audiência pública faz parte do "Plano de 100 dias" do ministro dos Transportes, Renan Filho. A pasta tem um orçamento de 1,7 bilhão de reais para o primeiro quadrimestre do ano, segundo informações divulgadas em janeiro. O montante, de acordo com o ministro, é o maior volume de recursos para o período dos últimos cinco anos.
"A nova licitação da concessão da Malha Oeste é a oportunidade para que uma nova concessionária, em um novo contrato de concessão, realize os investimentos para a modernização e ampliação da ferrovia", escreveu a ANTT em comunicado.
"Além disso, um novo processo licitatório permitirá a atualização do contrato de concessão com base nas melhores práticas regulatórias vigentes."
A relicitação traz novas propostas de modernização para a ferrovia e prevê investimentos de cerca de 18 bilhões de reais, a serem empenhados para o atendimento da demanda e operação ao longo dos anos de concessão.
A Malha Oeste liga Mairinque (SP) a Corumbá (MS).
(Por Patrícia Vilas Boas)
0 comentário
Portos do Arco Norte exportaram 40% de toda soja e milho do país nos primeiros meses de 2024
Sindicatos de transportes da Argentina fazem greve contra medidas de austeridade de Milei
Movimentação total de cargas no Porto de Santos de janeiro a setembro confirma recorde no ano
Putin analisará propostas de transporte no Mar Negro de Erdogan, da Turquia
Greve dos Portos atingiu apenas uma parte da produtividade da última terça-feira (22)
Isenção de imposto sobre cargas do Norte e do Nordeste vai à Câmara