Rússia diz que acordo de grãos no Mar Negro pode estar quase encerrado

Publicado em 13/04/2023 10:52

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - A Rússia anunciou nesta quinta-feira que não haverá extensão do acordo de grãos do Mar Negro negociado pela ONU além de 18 de maio, a menos que o Ocidente remova uma série de obstáculos à exportação de grãos e fertilizantes russos.

 

 

"Sem progresso na solução de cinco problemas sistêmicos... não há necessidade de falar sobre a extensão da iniciativa do Mar Negro após 18 de maio", disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

A Rússia também culpou a Ucrânia e as Nações Unidas por um acúmulo de inspeções de navios que exportam grãos dos portos do Mar Negro sob o acordo.

A Rússia disse repetidamente que os principais obstáculos às suas exportações precisam ser removidos, incluindo a reconexão do Banco Agrícola Russo (Rosselkhozbank) ao sistema de pagamento SWIFT.

Outras demandas incluem a retomada do fornecimento de máquinas e peças agrícolas, o fim das restrições a seguros e resseguros, o acesso a portos, a retomada do duto de amônia Togliatti-Odesa e o desbloqueio de ativos e contas de empresas russas envolvidas em alimentos e exportação de fertilizantes.

(Reportagem de Guy Faulconbridge)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário