Começam estudos para Ferrovia Senador Vicente Vuolo
A proposta da ANTT é incluir os recursos para licitar a obra dentro do novo pacote do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que o governo federal deve lançar em julho do ano que vem. O professor doutor Luiz Miguel de Miranda, do Núcleo de Estudos de Logística e Transporte da UFMT, explica que outros estudos já feitos pela Universidade serão utilizados para viabilizar o prazo solicitado. Além disso, o secretário extraordinário de acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes no estado, Francisco Vuolo, pontuou que a Aprosoja em parceria com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) pode subsidiar os estudos com diversos dados da produção e escoamento da soja.
Participaram da reunião representantes da ANTT, UFSC, UFMT, Fórum Pró-Ferrovia, Acrimat, Fiemt, Aprosoja e outros segmentos interessados no projeto. Para o gerente de planejamento e finanças da Aprosoja, Cid Sanches, o saldo é positivo. “Já sabemos que tem o dinheiro e tem quem vai fazer, agora precisamos cobrar dos responsáveis para que os prazos realmente sejam cumpridos”, avalia. E complementa ainda que a ferrovia tem diversos trechos e a execução de cada um tem impactos diferentes na economia do estado. “O importante é que tenhamos alternativas de transporte, porque aí eles vão oferecer melhores preços para ganhar o cliente”, finaliza.
EVTEA e EIA-Rima – são estudos preliminares à execução de uma obra que incluem entre as etapas levantadas a análise do terreno, impactos ambientais, alternativas para engenharia, estudos socioeconômicos, comerciais e operacionais, custos e receitas da carga e passageiros – levando em consideração inclusive a opinião dos possíveis usuários, projeto básico do trecho, pré-avaliação das obras, sondagens e, como produto final, o valor estimado para licitar a obra.
0 comentário
Ferrogrão: STF declara constitucionalidade de Lei que viabiliza construção da ferrovia que liga Sinop a Miritituba
Combustível mais caro pressiona importações e exige cinco decisões para proteger margens
Frete rodoviário sobe 6,93% em abril e acumula alta de 16,8% em 12 meses, aponta índice da Frete.com
Frete não acompanha custo e transportadoras operam no limite em 2026
Preço do frete rodoviário sobe 8,39% em abril ante março, aponta Edenred Repom
Transporte aéreo cresce 7,7% no primeiro trimestre