Vespinhas para o controle biológico da lagarta do cartucho do milho despertam interesse no Noroeste gaúcho

Publicado em 30/10/2014 10:21

Além do clima, outros fatores, como o solo e o manejo integrado de pragas, devem ser levados em conta para o êxito da cultura do milho, presente em mais de 162 mil hectares, nos 45 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa. Uma alternativa que tem despertado o interesse de um número cada vez maior de produtores é o controle biológico da lagarta do cartucho com o uso da vespinha Trichogramma.  

A presença deste inseto-praga, que ataca as folhas do milho, geralmente é maior nas lavouras semeadas mais tarde, em função das temperaturas mais altas e do clima mais seco. O controle biológico desta lagarta consiste em soltar a vespa adulta na lavoura. A Trichogramma procura os ovos da mariposa para fazer sua postura, e de cada ovo da vespinha nasce uma pequena lagarta que irá consumir o ovo da outra lagarta, impedindo assim, o desenvolvimento do inseto-praga.

A vespinha que faz esse controle é produzida em biofábricas e, posteriormente, comercializada em cartelas e distribuída nas lavouras de milho. Na região, os agricultores interessados devem procurar os escritórios da Emater/RS-Ascar que têm se mobilizado para encomendar a Trichogramma de biofábricas existentes no Sudeste e Centro-Oeste do país.

Segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Gilmar Francisco Vione, as vespinhas são distribuídas antes de nascerem, em pequenas cartelas. “Recomenda-se que sejam dispostas a cada 20 metros na linha e 20 metros nas entrelinhas, no interior do cartucho do milho, sendo necessárias de 100 mil a 120 mil vespinhas por hectare”, explica.

Outra possibilidade de controle sem uso de agrotóxicos é através de inseticida biológico à base da bactéria Bacillus thuringiensis, que se encontra à disposição no comércio local. Este produto controla somente as lagartas, sendo inócuo para os demais insetos que atuam como inimigos naturais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário