Ministério propõe medidas para conter a alta do milho

Publicado em 21/07/2016 18:10
Uma das propostas prevê a isenção de PIS/Cofins para importação do grão. A outra pede o aumento do limite do Programa de Venda em Balcão para o cereal

Para conter a alta do preço do milho no mercado interno, a Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encaminhou à equipe econômica do governo proposta de isenção de PIS/Cofins para a importação do grão até o fim do ano.

A medida visa a atender às regiões deficitárias que precisam comprar o grão de outros países produtores, principalmente da Argentina e do Paraguai. Apesar da alíquota de importação nos países do Mercosul ser zero, as compras externas têm a incidência de 1,65% de PIS e de 7,6% de Cofins.

“Considerando o preço médio de importação nos últimos três anos, de US$ 149,40 a tonelada, a incidência dos tributos de 9,25% representa um custo adicional de US$ 13,80 por tonelada. Assim, esses tributos geram acréscimo aos importadores do cereal”, argumenta o secretário de Política Agrícola, Neri Geller.

A redução na produção da safra de inverno, de 11,6 milhões de toneladas, provocada pelas adversidades climáticas, fez com que houvesse escassez do grão em algumas regiões do país. A colheita do milho 2ª safra está estimada em 43 milhões de toneladas.

A avicultura e suinocultura representam, respectivamente, 52% e 25% da demanda nacional. De acordo com Geller, estes setores são dependentes do comportamento do mercado de milho na formação de suas receitas. Em média, o grão representa 70% do custo da ração das aves.

“A isenção desses tributos será uma forma de melhorar o equilíbrio da rentabilidade das cadeias produtivas de carnes e ovos”, destaca o secretário.

Venda em balcão

Outra alternativa em negociação com o governo é o aumento do limite de venda de milho nas operações do Programa de Venda em Balcão, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, o limite sairia de 6 mil para 14 mil quilos de milho por comprador. Já para o Nordeste e Norte, passaria de 6 mil para 10 mil quilos por beneficiário/mês. Os preços de referência da venda direta levam em conta as cotações do produto no mercado local.

A decisão sobre o aumento do limite de venda do milho em balcão deve ser tomada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), formado pelos ministros da Agricultura, da Casa Civil, da Fazenda e do Desenvolvimento Social e Agrário. A resolução deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Fiz uma conta rápida aqui..., com a isenção dos impostos, o milho importado sairá por 26 reais, acredito que sem o frete. Mesmo assim dá para ter uma idéia do que vai acontecer com o preço do milho. Vamo que vamo, comprar put de milho.

    7
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      Mais uma vez quem trabalha com esses tais PAPÉIS,vao ganha dinheiro mais nao se esqueçam PAPEL aceita até m......,

      0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Näo temos tradiçäo de importar, entäo

      0
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Esses fundos estão rachando de ganhar dinheiro é tanto dinheiro que eles não sabem nem onde colocar, e com isso acabando com a agricultura brasileira, esmagando os preços, igualmente Leandro vc relatou papel aceita de tudo!!!

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Srs. Leandro e Wellington, comprar uma put significa comprar o direito de vender a um preço determinado. Você Leandro fica furioso com quem negocia e não com quem realmente faz com que o preço baixe, o MAPA e sua redução de impostos. O que eu disse é que se o governo liberar a venda da Conab, e principalmente diminuir os impostos de importação, acredito que o preço vai cair, devido à isso, e por isso falei na put. O preço não vai cair por que especuladores compram contratos, os especuladores é que compram contratos por que o governo vai fazer o preço cair.

      2
    • leandro carlos amaral Itambé - PR

      Com a palavra Rodrigo RAZÃO Pires....

      7
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      O mercado tem vasos comunicantes

      0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Se diminuirmos a exportação de milho por aqui

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      O que está ERRADO.....quando o milho estava no MT a 8,00 a um anos atras o governo nada TER FEITO...ou seja so no R...o do produtor...

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Vilson, é isso mesmo que o governo quer fazer, diminuir as exportações, de novo pelo câmbio, apreciando o real. O João Batista já falou muito nisso, o real forte barateia as importações e eles trazem a inflação para o centro da meta. A nova equipe economica falou que a inflação vai vir para 4.5% e fim de papo. Então são fatores que fazem pressão para baixo no preço, a isenção de impostos na importação e a valorização do real.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Dalzir, antigamente para comprar milho quando estava nas minimas, era preciso armazem, ou sacaria, barracão, ou confiança em deixar armazenado na mão de terceiros correndo o risco do sujeito não te entregar o milho. Deixei de fazer negócio por medo, negócio que renderia 200% mesmo com o pagamento da armazenagem, fiquei com medo do sujeito não querer entregar o produto. Hoje não, hoje entro na bolsa e compro uma call, sem precisar me preocupar se estou negociando com um bonzinho que depois vai virar monstrinho. È, tem sujeito que fica macho e te xinga por ter comprado o produto que ele mesmo te ofereceu. Mas sabe como é, se alguém diz que o especulador não presta, acha uma justificativa para ser desonesto.

      1
    • Daniel Saldanha Camargo Ponta pora - MS

      Parabéns Rodrigo pela colocação eu também faço put quando tenho físico. O produtor brasileiro que tem que aprender o beneficio dessa ferramenta de proteção, e esquecer que guardar soja e milho dentro de silo é igual a lucro pelo contrario quem guarda dentro do silo ou armazém é tão especular quanto a pessoa que está na bolsa, e a bolsa tem um grande diferencial, la você sabe quantos vai perder , armazenando a soja e milho infelizmente o produtor está a merce do mercado, depois culpa o governo, os fundos, os especuladores em fim...

      0
    • paulo cesar cano da silva Sacramento - MG

      ptz que coisa cruel vamos de novo alimentar todo mundo e ainda vou chico cesar agro blz q vergonha de ser agro pecuarista!!!!!!!

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Depois que as coisas acontecem, aparecem um monte de entendidos, dizendo como as coisas certas deveriam ter sido feitas--ME FAÇA ADIVINHO E TE FAREI RICO

      0
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      Quer dizer que a bolsa de valores é relativa...Intervem aqui e acola...Agora sei porque o café apesar desta geada caiu de preço...Não é só o café que caiu não, meu comentário anterior também...

      0