PF deflagra operação para combater organização acusada de provocar maior desmatamento da Amazônia

Publicado em 06/12/2023 11:40

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de cometer fraudes com o objetivo de invadir e desmatar terras na Amazônia, sendo responsável pelo "maior desmatamento do bioma amazônico" informou a PF em comunicado.

Segundo as investigações, foram “grilados” cerca de 22 mil hectares que, em boa parte, foram objeto de desmatamento para a inserção de gado. No âmbito da operação, a Justiça Federal decretou o sequestro de aproximadamente 116 milhões de reais e nove imóveis dos suspeitos.

Ao todo, 80 policiais participam da operação e cumprem 11 mandados de busca e apreensão nos Estados do Pará e Mato Grosso contra engenheiros, empresários e servidores públicos paraenses.

Os alvos fariam parte de uma organização criminosa juntamente com uma família de agropecuaristas, segundo a PF. Duas empresas de regularização fundiária também foram alvo e também um escritório de advocacia que teria acesso privilegiado a informações.

Essa é a segunda fase da chamada Operação Retomada. Na primeira, em agosto, a PF cumpriu três mandados de busca e apreensão nos municípios de Novo Progresso/PA e Sinop/MT, sequestro de veículos, cerca de 20 imóveis, sendo 11 fazendas, bem como a indisponibilidade de 10 mil cabeças de gado.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário