Bovespa recua 2,3% e fecha na mínima em 4 meses, por exterior e eleições

Publicado em 01/10/2014 17:24 e atualizado em 01/10/2014 18:14

LOGO REUTERS (16408)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou o primeiro pregão de outubro no menor patamar em quase quatro meses, com o quadro externo bastante negativo amplificando o mau humor no mercado financeiro doméstico com o cenário eleitoral.

O Ibovespa caiu 2,32 por cento nesta quarta-feira, a 52.858 pontos, menor patamar desde 5 de junho, quando encerrou a 51.558 pontos.

Em dólar, o Ibovespa já devolveu os ganhos do ano e acumula perda de cerca de 2,4 por cento. Até a véspera, ainda contabilizava alta de 1,5 por cento. Na moeda brasileira, o Ibovespa ainda está no terreno positivo, com alta de 2,62 por cento no ano.

O volume financeiro do pregão desta quarta-feira somou 9,7 bilhões de reais.

"O pano de fundo ainda é a eleição, em particular a percepção de que a presidente Dilma Rousseff (candidata à reeleição pelo PT) está forte na disputa", disse Marco Aurélio Barbosa, analista na CM Capital Markets.

De acordo com o profissional, o mercado escolheu há meses o lado nesta eleição, e foi o da oposição, uma vez que avalia negativamente o nível de intervencionismo do atual governo na economia e a forma como Brasília se comunica com o mercado.

Na véspera, pesquisas do Ibope e do Datafolha mostraram a liderança firme de Dilma nas intenções de voto para o primeiro turno, com vantagem na segunda rodada, e redução da diferença de Marina Silva (PSB) sobre Aécio Neves (PSDB).

As ações preferenciais da Petrobras, bastante afetadas pelo noticiário eleitoral, recuaram mais de 5 por cento e responderam pela maior pressão negativa no Ibovespa, assim como bancos como Itaú e Bradesco.

"Mas hoje o exterior também pesou bem na bolsa. Os yields dos Treasuries caíram com força após dados fracos nos EUA, o que acaba afetando o S&P 500 e, por tabela, a Bovespa", destacou Eduardo Roche, gestor na Canepa Asset Management.

Ele também chamou a atenção para a queda das ações do setor de aviação nos Estados Unidos após a confirmação, na véspera, do primeiro caso de Ebola naquele país.

A quarta-feira ainda foi marcada pela forte valorização do dólar sobre o real, o que respingou na bolsa local, afetando negativamente papéis como Gol e beneficiando outros, como Braskem, Fibria, Suzano e Vale.

Empresas com exposição cambial, mais especificamente beneficadas pela valorização do dólar, estiveram entre os destaques em recomendações de ações para outubro, com a eleição presidencial ainda no foco das estratégias.

Banco do Brasil fechou em alta após o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli, afirmar que o governo federal não vai "sacrificar" o valor das ações do BB que estão no Fundo Soberano se recorrer ao uso dos papéis da instituição financeira para fechar as contas públicas deste ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário