Veto à prorrogação do CAR gera protestos no Paraná

Publicado em 22/04/2015 07:40

A declaração da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, de que o prazo para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) não será prorrogado despertou protestos no campo. A Federação da Agricultura do Paraná (Faep), encaminhou novo ofício a Brasília dizendo que a não extensão do prazo representa um “desrespeito inominável” aos agricultores.

O CAR equivale à primeira etapa na adequação ao Novo Código Florestal, e a atual data limite para fazer o registro dos imóveis rurais é o próximo dia 5 de maio. O agronegócio pede a prorrogação do prazo por mais um ano.

Havia expectativa de que o pleito fosse atendido, mas a fala da ministra — feita durante visita a ExpoLondrina na semana passada — mudou o cenário. Ela destacou que há assimetria entre os estados. “Tem regiões que estão muito bem. Mato Grosso, por exemplo, está com 80% [dos cadastros] preenchidos. A região Sul, principalmente por causa do pequeno agricultor, está muito atrasada”, apontou. Até o início do mês 13% da área paranaense haviam sido registradas.

Leia o conteúdo na integra no site Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Sebastião Ferreira Santos Fátima do Sul - MS

    Ao invés de pedir prorrogação do CAR o setor produtivo deveria se unir e dizer não a mais esse golpe aplicado pelo governo no produtor rural. Esse CAR não tem nada de Florestal, mas o grande objetivo dos corruptos que elaboraram esse golpe foi levantar a situação de cada produtor rural, para que possam onerar e extorquir o produtor, legalizando seus atos infames de roubar e desapropriar quem produz para o sustento do Brasil. CLASSE PRODUTORA, ACIONEM SUAS ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES E DIGAM NÃO A ESSES ATOS DE "TRAIRAGEM" DESSES BANDIDOS.

    0