Produção industrial no Brasil sobe 0,7% em agosto, mas ainda mostra fraqueza

Publicado em 02/10/2014 10:17

LOGO REUTERS (16408)

Por Rodrigo Viga Gaier e Felipe Pontes

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - A produção industrial brasileira avançou 0,7 por cento em agosto frente a julho, melhor do que o esperado e impulsionada pelo desempenho do setor de bens intermediários, mas ainda mostrando contração no ano em meio ao cenário de atividade econômica fraca.

Na comparação com um ano antes, a produção recuou 5,4 por cento em agosto, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Neste ano, a produção industrial acumula queda de 3,1 por cento.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de que a produção industrial subiria 0,10 por cento em agosto na comparação mensal e recuasse 5,70 por cento na anual.

"São dois meses de alta (mensal) que, juntos, somam 1,4 por cento, mas isso não zera a perda de junho (1,6 por cento)", afirmou o economista do IBGE, André Macedo. "Na comparação com o ano passado, os dados ainda são muito ruins", acrescentou.

O segmento de bens intermediários registrou avanço de 1,1 por cento em agosto sobre julho, interrompendo quatro meses seguidos de contração. Já a produção de bens de capital, medida de investimento, ficou estagnada no período, acumulando no ano contração de 8,8 por cento. Os demais segmentos tiveram retração mensal em agosto.

O IBGE destacou ainda que 14 dos 24 ramos de atividades pesquisados tiveram expansão em agosto, com destaque para o avanço de 2,4 por cento na atividade de indústrias extrativas, sexto resultado positivo consecutivo.

Enfrentando baixos níveis de confiança, as perspectivas para o setor neste ano são negativas. De acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), a atividade não conseguiu sustentar a força proporcionada pelo fim da Copa do Mundo e voltou a contrair-se em setembro.

Enquanto o Banco Central piorou nesta semana sua projeção para a indústria em 2014, com retração de 1,6 por cento, economistas consultados pelo próprio BC na pesquisa Focus veem contração de 1,95 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário