Produção de petróleo no Brasil tem novo recorde em setembro, diz ANP

Por Roberto Samora
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção de petróleo no Brasil atingiu recorde de 2,358 milhões de barris por dia em setembro, alta de 12,6 por cento ante mesmo mês em 2013, com crescimento da extração da Petrobras e também de companhias como a Shell e a BG, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta terça-feira.
A melhor marca anterior havia sido registrada em agosto, quando somou 2,326 milhões de barris/dia.
Já a produção de gás natural somou 88,9 milhões de metros cúbicos por dia em setembro, alta de 13,8 por cento ante mesmo mês de 2013. A extração diminuiu ligeiramente ante o recorde de agosto (90,9 milhões).
A produção total (petróleo e gás) atingiu 2,918 milhões de barris de óleo equivalente/dia (boed).
A produção da Petrobras somou 2,490 milhões de boe, alta de 8,3 por cento, ou 191 mil boe ante o mesmo mês do ano passado, com reforço da nova produção no pré-sal, onde a estatal responde pela maior parte da extração.
A produção de petróleo e gás do pré-sal no Brasil, de todas as empresas, totalizou 648,1 mil boed, alta de 0,2 por cento em relação ao mês anterior, segundo a ANP.
A Petrobras respondeu por cerca de 85 por cento da produção de óleo e gás do Brasil em setembro.
A BG, importante parceira da Petrobras, aumentou a sua produção em setembro em 93,2 por cento, para 94,6 mil boed.
Já a Shell quase sobrou sua produção na comparação anual para 51 mil boed.
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC