Confiança do consumidor recua 6,1% em novembro e vai ao menor nível desde 2008, diz FGV

Publicado em 24/11/2014 07:27

LOGO REUTERS (16408)

(Por Patrícia Duarte)

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 6,1 por cento em novembro na comparação com outubro, ao passar para 95,3 pontos ante 101,5 pontos, menor nível desde dezembro de 2008 (94,8 pontos), informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

Em outubro, o índice havia recuado 1,5 por cento na comparação com setembro.

De acordo com a FGV, houve piora das avaliações sobre satisfação com a situação presente e expectativas em relação aos meses seguintes.

O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 5,1 por cento, para 96,6 pontos em novembro, menor patamar da série histórica iniciada em setembro de 2005. Já o Índice de Expectativas recuou 6,8 por cento, a 94,7 pontos em novembro.

"A preocupação com a inflação, o mercado de trabalho e, mais recentemente, com a alta da taxa de juros, contribuiu, em novembro, para o aprofundamento da tendência de queda da confiança do consumidor observada ao longo dos últimos 12 meses", afirmou a economista da FGV/IBRE, Tabi Thuler Santos.

Dentre os indicadores que compõem o ICC, o indicador que mede as expectativas dos consumidores em relação à situação econômica atual caiu 12,1 por cento, a 53 pontos, mínimo histórico.

A FGV informou ainda que o indicador de otimismo com a economia nos seis meses seguintes caiu 12 por cento, a 84,5 pontos, menor desde dezembro de 2008, auge da crise internacional.

A economia brasileira não tem dado sinais de recuperação consistente, em meio ao cenário de inflação elevada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário