Dólar cai mais de 1%, a R$2,50, por equipe econômica e dados dos EUA

Publicado em 26/11/2014 16:18 e atualizado em 26/11/2014 17:40

LOGO REUTERS

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda de mais de 1 por cento nesta quarta-feira, ainda refletindo o bom humor dos investidores com o noticiário sobre a próxima equipe econômica, que será oficialmente anunciada na quinta-feira.

Além disso, uma rodada de indicadores econômicos fracos nos Estados Unidos reduziu os temores de alta dos juros na maior economia do mundo.

O dólar recuou 1,17 por cento, a 2,5070 reais na venda, após atingir 2,4960 reais na mínima da sessão, menor nível intradiário desde 3 de novembro. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 950 milhões de dólares.

Investidores estão animados com o esperado anúncio de que Joaquim Levy, Nelson Barbosa e Alexandre Tombini comandarão, respectivamente, o Ministério da Fazenda, o Ministério do Planejamento e o Banco Central no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. A avaliação dos analistas é de que escolha da trinca indica que Dilma reconhece a necessidade de mudança na política econômica.

"O mercado está entusiasmado. Como a confiança melhorou, o investidor acaba desfazendo muitas posições (compradas em dólar) que tinha montado para se resguardar de uma possível decepção", disse o gerente de câmbio da corretora Treviso, Reginaldo Galhardo.

O mercado quer ver sobretudo sinais de aperto na política fiscal, criticada por ser expansionista e pouco transparente. A expectativa é de que sejam anunciadas medidas nesse sentido em breve, o que pode dar mais fôlego à queda do dólar.

Segundo afirmou à Reuters uma fonte do governo que acompanha a montagem da nova equipe econômica, Levy assumirá o cargo de ministro da Fazenda com a missão de desmontar gradualmente a política anticíclica adotada nos últimos anos. Mas novas medidas não devem ser divulgados na quinta-feira.

Uma rodada de dados fracos sobre a economia norte-americana, incluindo as vendas de novas moradias e pedidos de auxílio-desemprego, contribuíram para que o dólar ampliasse as perdas no início da tarde. Os números reforçaram a percepção de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, deve elevar os juros mais tarde do que o esperado, reduzindo os rendimentos dos Treasuries.

"Parece que a recuperação econômica dos Estados Unidos não está tão forte quanto parecia", disse o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno.

Nesta manhã, o Banco Central vendeu a oferta total de até 4 mil swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, pelas atuações diárias. Foram vendidos 1,25 mil contratos para 1º de junho e 2,75 mil para 1º de setembro de 2015, com volume correspondente a 197,1 milhões de dólares.

O BC também vendeu nesta sessão a oferta integral de até 14 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 1º de dezembro, equivalentes a 9,831 bilhões de dólares. Ao todo, a autoridade monetária já rolou cerca de 89 por cento do lote total.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário