Petrobras guia realização de lucros na Bovespa após confirmação da equipe econômica

Publicado em 27/11/2014 16:34 e atualizado em 27/11/2014 17:25

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa não sustentou a alta da abertura e fechou em queda nesta quinta-feira, após o anúncio oficial da nova equipe econômica da presidente Dilma Rousseff, em sessão com o volume de negócios reduzido em razão da ausência de negócios em Wall Street por feriado nos Estados Unidos.

A queda nos preços do petróleo no mercado externo após decisão da Opep de não cortar a produção para controlar o declínio nas cotações da commodity pressionou as ações da Petrobras, pesando também no índice.

O Ibovespa terminou em baixa de 0,68 por cento, a 54.721 pontos. O giro financeiro no pregão somou 4,6 bilhões de reais, abaixo da média diária do ano, de mais de 7 bilhões.

O Palácio do Planalto confirmou nesta tarde Joaquim Levy como novo ministro da Fazenda e Nelson Barbosa como novo titular do Planejamento. Em comunicado, a Presidência também informou que Alexandre Tombini segue à frente do Banco Central. Os três concederam entrevista coletiva.

"Havia ainda alguma expectativa de anúncio de medidas pela nova equipe, mas de efetivo houve apenas a confirmação dos nomes que já estavam na mídia", observou o gestor Eduardo Roche, da Canepa Asset Management. "A falta de detalhes desanimou e amparou alguma realização de lucro."

Desde que a imprensa brasileira cravou o nome de Levy como ministro da Fazenda em substituição a Guido Mantega, na última sexta-feira, o Ibovespa valorizou-se mais de 3 por cento até o fechamento da véspera, em meio à avaliação positiva sobre o ex-secretário do Tesouro e os outros nomes do grupo.

"As escolha são excelentes. São profissionais de muita qualidade e ótima interlocução com os setores da economia", afirmou o presidente-executivo do JP Morgan no Brasil, José Berenguer.

"Foi o famoso sobe no boato e cai no fato", disse o gerente da mesa de renda variável da Fator Corretora, Frederico Ferreira Lukaisus. No melhor momento desta quinta-feira, o Ibovespa chegou a subir 1,8 por cento, a 56.065 pontos.

 

PETROBRAS GUIA VENDAS

Roche também destacou a queda dos papéis da Petrobras refletiu o comportamento do petróleo no mercado internacional.

As ações da estatal, que têm refletido apostas otimistas do mercado com a nova equipe, valorizaram-se no começo do dia, mas mudaram de rumo e lideraram as baixas, conforme os preços do petróleo passaram a despencar no exterior após decisões da Opep.

As preferenciais da Petrobras fecharam em queda de 4,68 por cento, enquanto os papéis ordinários caíram 3,9 por cento.

No exterior, o contrato do tipo Brent atingiu o menor nível desde 2010, depois que produtores da commodity do Golfo, liderados pela Arábia Saudita, venceram a discussão para manter a produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) inalterada.

Mas se a queda do petróleo prejudicou a Petrobras fez o papel da Gol disparar mais de 10 por cento na máxima. A aérea se beneficia da baixa nos custos do querosene de aviação. No fechamento, as ações subiram 7,6 por cento.

Suzano Papel e Celulose teve alta de 1,7 por cento, após a empresa informar que avalia aumentar preços no primeiro semestre de 2015, antes da entrada de novas capacidades na indústria.

O setor como um todo descolou do resultado do Ibovespa, com Klabin e Fibria também na ponta positiva, em sessão com dados do setor.

 

(Edição de Aluísio Alves)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário