Futuros ministros não revelam onde serão feito cortes para recuperar economia

Publicado em 16/12/2014 14:59

Em reunião da Comissão Mista de Orçamento por solicitação do Democratas, os futuros ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) não revelaram as áreas nem o modo como farão cortes para recuperar a economia brasileira a partir de 2015. 

Em reunião a portas fechadas realizada nesta terça-feira (16/12), ambos se comprometeram a abandonar a “contabilidade criativa” do atual governo em nome da austeridade necessária. O encontro foi um pedido do líder da legenda, Mendonça Filho (PE), como garantia para o diálogo entre governo e oposição sobre o Orçamento de 2015.

“Eles explicitaram o compromisso de manter as metas fixadas com relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias em 2015. Esse é o compromisso mais importante para a Oposição para não acontecer o que aconteceu em 2014. O quadro econômico de dificuldades com medidas duras a ser adotadas no sentido de ajustar a economia foi reconhecido pelos ministros”, defendeu.

Além do líder, estiveram presentes os democratas Felipe Maia (RN), Rodrigo Garcia (SP), Rodrigo Maia (RJ) e Ronaldo Caiado (GO). Os parlamentares lamentaram a falta de respostas claras sobre como será feito o reajuste para colocar a economia nos trilhos.

“Ficou muito claro que o governo vai dar um verdadeiro ‘cavalo de pau’ na economia. Reconhecem que gastaram muito, que gastaram mal e agora precisam reverter essa situação com cortes profundos nas suas despesas. Vem aí um pacotão de aumento de impostos e redução de despesas e precisamos estar vigilantes para que a conta não seja transferida para o consumidor pagar”, afirmou Rodrigo Garcia.

Novos impostos
Um consenso para a Oposição será a postura de obstruir qualquer tentativa do governo em resgatar um novo imposto. O governo acena com a volta da CPMF ou mesmo da Cide, que recai sobre o preço dos combustíveis.

“Vamos dificultar a criação de qualquer imposto novo. É preciso acabar com essa mania de toda vez que o governo está em desequilíbrio entre despesa e receita querer espetar mais imposto no bolso do contribuinte brasileiro”, assegurou Mendonça.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AI Democratas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário