Se Dilma tiver ao menos 5% de sua grande cabeça ocupada pelo juízo, Graça Foster sai agora
Por Reinaldo Azevedo
É detestável que a Petrobras me obrigue a interromper aquele que é, a rigor, meu primeiro dia de férias. E por quê? Porque entregaram a empresa a uma quadrilha, e essa quadrilha, por sua vez, era a operadora de um projeto de poder que tem como protagonista um partido político. Já chego lá.
Estava viajando quando o Fantástico foi ao ar. Na noite deste domingo. Assisti à entrevista de Venina Velosa da Fonseca, a executiva da estatal que botou a boca no trombone, na reapresentação do programa, na GloboNews. Se Dilma tiver ao menos 5% de sua avantajada cabeça tomada pelo juízo, Graça Foster amanhece ex-presidente da Petrobras nesta terça. Aliás, a própria Graça poderia fazer um favor à sua amiga e cair fora.
Não resta dúvida: Venina advertiu, sim, Graça para uma série de desmandos na Petrobras. Também José Carlos Cosenza, atual diretor de Abastecimento e sucessor de Paulo Roberto Costa, tomou conhecimento das denúncias. Sérgio Gabrielli, ex-presidente da empresa, idem. Os e-mails são evidentes. Se Venina só veio ou não a público em razão de algum ressentimento, isso é irrelevante.
Ela reafirmou todas as suas denúncias na entrevista ao Fantástico, deixou claro que a diretoria sabia de tudo e disse ter fornecido documentos ao Ministério Público Federal. Dilma confia em Graça? Pior para o país. Venina está determinada e parece disposta, se preciso, a enfrentar a presidente da Petrobras cara a cara. Aliás, o comando da emprsa insiste em desqualificar aquela que, até outro dia, era considerada tão competente que até mereceu um alto cargo em Cingapura.
E que se note: o caso de Venina é muito diferente do de seu ex-chefe Paulo Roberto. Ela não é investigada em nada. Contar o que sabe não lhe traz vantagem nenhuma – a rigor, só lhe causa prejuízo. Mesmo assim, sem contar com nenhum benefício futuro, como Paulo Roberto ou Alberto Youssef, decidiu dizer o que sabe.
Venina reafirmou que, ao confrontar Paulo Roberto sobre superfaturamento, este teria apontado para o retrato de Lula, então presidente da República, e para a sala de Gabrielli, indagando: “Você quer derrubar todo mundo?” .É evidente que, ao dizê-lo, o então diretor de Abastecimento sugeria que Lula sabia de tudo.
Não, ouvintes, eu não vou abandonar a minha tese! A Petrobras não é exceção, mas regra. O que se viu na estatal se repete em toda parte. É um método. E quem o comprova é Rui Falcão, presidente do PT.
Neste domingo, no Estadão, Falcão confessa que o partido está mapeando os cargos do governo federal nos Estados para fazer o que ele chama de “recall”. Nas suas palavras: “Estamos fazendo um mapa dos cargos federais nos Estados para saber quem é quem, quem indicou, qual a avaliação que a gente tem disso, e fazer uma proposta (de nomes à presidente”.
É claro que ele deveria ter vergonha de dizer essas coisas, mas ele não tem. É que o PT pode perder alguns cargos na Esplanada dos Ministérios, e os companheiros já estão pensando uma forma de compensação.
Um desastre como o que está em curso na Petrobras é parte de um modo de entender a coisa pública.
Será que o Projeto Reinaldo Ensolarado começa nesta segunda? No país em que a política é caso de polícia, nunca se sabe.
Por Reinaldo Azevedo
4 comentários
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC
amarildo josé sartóri vargem alta - ES
Verdade amigo Ivo Vicente Basso. Mas como bem disse o Reinaldo em relação à Dilma, mesmo que ela não tenha os 5% de juízo, se faz de cega diante da conveniência, no entanto, eles não conseguem enganar ninguém, pois nós que somos ignorados por eles, considerados apenas massa de manobra, temos mais do que 5% de lucidez e não acreditamos em fantasias e lorotas. Está tudo às claras, o grande problema do nosso país é o sistema, que está impregnado por essa podridão em todos os seguimentos (com raras exceções).
Ivo Vicente Basso Rio Brilhante - MS
Concordo plenamente com sua colocação Sr. Reinaldo e com o comentário do Sr. Amarildo José Sartori !! Mas, após seus comentários, a Sra Graça foi entrevistada e ardilosamente tentou explicar o inesplicável ! Desqualificou os Email, a fala cara a cara do encontro com e Gerente Venina, se fazendo de desentendida, sonsa e de que o assunto não dizia coisa com coisa. Mas na mesma entrevista, falou que a Gerente Venina, era competente e muito organizada e diga-s de passagem, muito topetuda ( topetuda por minha conta, mas explico.) porque falou, reclamou e mandou Hemails para meio mundo de seus superiores. (e os catalogou em arquivos, por que ela já sabia que isso não teria um bom final) ! Aí a Dona Graça diz que a Gerente Venina deveria ser mais Clara! Ser Mais contundende, virar a mesa e dizer claramente em uma reunião de diretoria com explanações e documentos! E tem mais, ao explicar porque foi demitida ela ela gaguejou e gaguejou denovo e não disse nada! Ou melhor disse! Disse que ela não se enquadrava na equipe e no contexto atual da empresa! Será que foi demitida porque ela era uma peça que destoava do esquema não aceitava corrupção? Acho que a entrevista dada à Globo foi muito mais comprometedora e de confirmação das denúncias, do que a intenção de justificar a inoperância e de que munca ninguém teria lhe teria avisado! Ela bem que tentou enrolar os incáutos, mas só fez confirmar o que até as criançinhas do prézinho já conseguem deduzir!
amarildo josé sartóri vargem alta - ES
Imagine só Reinaldo. Se a Petrobras, atualmente afundada num mar de lama e de corrupção, fatos delatados e comprovados pelo PF e MPF. Diante das declarações e alegações de sua a presidente Graça Foster , de que pela grandeza da empresa possui esse potencial extraordinário de recuperação financeira, naturalmente se fosse seriamente gerenciada, sua condição hoje deveria ser a de uma empresa de maior credibilidade junto aos agentes financeiros do mundo inteiro, com suas ações liderando e puxando as principais bolsa do planeta, retratando um quadro ascendente de prosperidade, multiplicando seu patrimônio. Infelizmente não é essa a realidade que estamos presenciando. O que percebemos é que quem tem razão e fala a verdade, “e o ultimo que fala e o primeiro que apanha”. Sinceramente, estou preocupado com a situação da Sra. Venina Velosa da Fonseca. Irão fazer de tudo e um pouco mais para desqualifica-la. Essas são praticas comuns dos débeis mentais, políticos, dirigentes e militantes destes partidos (PT e seus aliados que compõe a base) que é na verdade um desastre, o maior exemplo de incompetência, uma vergonha para o povo descente e trabalhador que realmente sustenta este país, e, que não se curvam diante das falsas benécias e maracutaias feitas com nosso próprio e suado dinheiro público arrecadado através dos impostos, dinheiro este que pertence a toda população brasileira, e não a meia dúzia de corruptos inescrupulosos que são uma vergonha para a nossa querida nação.
Parabéns Reinaldo pelo seu artigo e, continue sua luta que é nossa também contra essa máquina impostora e manipuladora.Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
Sr. Reinaldo, o TICO & TECO ocupam 100% do espaço mental da presidenta !!!