Cidade americana entra com ação coletiva contra a Petrobras

Publicado em 26/12/2014 14:06
O argumento de Providence, em Rhode Island, é que a cidade foi prejudicada porque a Petrobras contabilizou como custos propinas pagas a políticos e a diretores da empresa (no El PAÍS)

Depois de investidores nos EUA, agora é a vez da cidade de Providence, capital do Estado americano de Rhode Island, apresentar uma ação coletiva contra a Petrobras para ressarcir investidores que se consideram prejudicados pelo escândalos de corrupção na empresa.

Na ação, protocolada em um tribunal de Nova York na véspera de Natal, estão arrolados como responsáveis a estatal, duas de suas subsidiárias internacionais e mais 13 pessoas, entre elas a presidente da empresa, Maria das Graças Foster, segundo relataram nesta quinta-feira o jornal brasileiro O Globo e a agência Bloomberg.

Os representantes jurídicos da cidade dizem na ação gerir “centenas de milhões de dólares em ativos em nome de milhares de beneficiários associados à cidade, incluindo funcionários e aposentados, assim como familiares que dependem deles.”

O argumento de Providence é que a cidade foi prejudicada porque a Petrobras contabilizou como custos propinas pagas a políticos e a diretores da empresa, conforme apontam as investigações da Operação Lava Jato. Entre os supostos atos inapropriados, a ação da cidade cita a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.

Considerado o maior escândalo de corrupção já investigado no país, os esquemas de desvios revelados até agora já haviam suscitado outras dez ações nos EUA, movidas por escritórios que representam coletivamente investidores. O argumento central é o mesmo. O temor da empresa é que o tipo de recurso vire uma bola de neve.

Segundo o serviço Bloomberg Law, citado pelo O Globo, a Petrobras - uma empresa controlada pelo governo brasileiro, seu acionista majoritário- ainda não foi notificada. A ação, que ainda precisa ser aceita pela Justiça americana, em tese é possível porque a Petrobras negocia ações no mercado de valores americanos e deve, por isso, obedecer às leis locais.

Neste mês, as ações da empresa foram cotadas em menos de 10 reaispela primeira vez em uma década. A companhia acumula uma perda de mais de 40% no valor das ações desde o começo do ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
El País

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • JURANDIR MONTANHER NOVA LONDRINA - PR

    A PETROBRAS E A EMPRESA QUE FOI CRIADA POR PESSOAS BEM INTENCIONADA E QUE REALMENTO DEU RESULTADO E GEROL DIVISA PARA O PAIS, ESSA E A PETROBRAS!

    QUE QUANDO FOI ADMINÍSTRADA POR PESSOAS DE CARATER DEU BONS RESULTADO E DE FORMA BRILHANTE CONSEGIU MOSTRA A CAPACIDADE DOS CAPAZES!, MAIS NO GOVERNO PT FOI MONTADO DENTRO DA EMPRESA (PETROBRAS) UMA MANOBRA PARA DESVIAR OS RESULTADOS ECONÔMICO DA EMPRESA PARA FUNDO DE CAMPANHA E AINDA PARA PAGAMENTO PESSOAL DE PESSOAS NOMEADAS PARA ESSE FIM DENTRO DA EMPRESA PELOS GOVERNANTES PT, QUE UMA VEZ VINDO A PUBLICO ESTAMOS A VER AS MANOBRAS QUE VEM SENDO ARTICULADO PARA IMPEDIR QUE SEJÁ FEITA UMA INVESTIGAÇÃO COM TODO O CONTEÚDO DA PODRIDÃO QUE LA EXISTE, UMA PENA, PORQUE O JOAQUIM BARBOSA FOI FORÇADO A DEICHAR O JUDICIARIO? APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO! NOSSA QUANTA INGÊNUIDADE NÃO FOI PORQUE ELE FEZ CUMPRIR A LEI E EXECULTOU A PRISÃO DOS MENSSALEIRO? E DEPOIS DISTO AS PORTAS DA PRISÃO FOI ABERTA COMO SE NADA ACONTECEU? TAMBEM QUEREM QUE SEJA ASSIM NA PETROBRAS, QUE PAIS E ESTE, QUE GENTE SÃO A MAIORIA QUE VOTU NO PT, SERÁ? E ESSA DE NÃO ACEITAR SER REVISTO O RESULTADO DAS ELEIÇÕES DO SEGUNDO TURNO? LEBRAM O MINISTRO DO "STE" FORA TROCADO AS PRESSAS ANTES POUCOS DIAS DA ELEIÇÃO? O MEU BRASIL ATÉ QUANDO TEREMOS UMA NAÇÃO PARA MOSTRA COMO NAÇÃO PELO QUE VEJO SEREMOS VENDIDO COMO OS FILHOS DA VIUVA PARA PAGAR AS DIVIDAS DOS POLITCOS ATUAIS?

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    A gente não pode confundir de maneira nenhuma Petrobras com a corrupção na Petrobras... Petrobras é um patrimônio intocável do pais que foi impensadamente ou pensada mente atingida por um conluio corrupto para auferir recursos para obviamente o partido do governo e seus apoiadores...Claro que o envolvimento dos presidentes do pais e da empresa estão envolvidos, mas nem por isso vamos execrar a empresa que produz os produtos que sustentam a independência energética da Nação...Muitos já falam em privatiza-la... Esta é a "música" que os apátridas querem ouvir... Achar petróleo antigamente era sinönimo de riqueza, hoje, porque nós achamos, querem a todo custo nos derrubar... As ações da empresa vão disparar em alta, voltando aos seus patamares anteriores, porque apesar de todos os desmandos atuais, a Nação sobrevive, como sua empresa também...

    0