Paraguai elogia apoio do Brasil após libertação de jovem sequestrado

Publicado em 26/12/2014 17:34
por Reuters

ASSUNÇÃO,  (Reuters) - O governo paraguaio valorizou nesta sexta-feira o apoio do Brasil no combate à guerrilha do EPP, horas depois da liberação de um jovem, filho de brasileiros, que esteve sequestrado durante quase nove meses, o sequestro mais longo registrado no país. 

O ministro do Interior do Paraguai, Francisco de Vargas, visitou Arlan Fick em sua propriedade no departamento de Concepción, a 400 quilômetros ao norte de Assunção, para transmitir o apoio das autoridades à família após a conclusão de um caso que retomou as críticas à insegurança na região.

De Vargas afirmou que órgãos de segurança brasileiros colaboraram na luta contra o Exército do Povo Paraguaio, em resposta a informações de meios de comunicação locais que apontaram a importância da ajuda do país vizinho na liberação do jovem.

"Em toda campanha contra o EPP temos tido a colaboração do governo do Brasil através de seus órgãos de segurança, mas não vou entrar em detalhes", disse o ministro a jornalistas.

"Não apenas sobre este tema em particular (o sequestro de Fick), mas estamos em contato permanente. Sempre se mostraram preocupados e sempre colaboraram conosco na área de inteligência", acrescentou. 

O Paraguai também tem recebido apoio da Colômbia para combater o grupo, que opera há mais de uma década e cujos membros teriam recebido capacitação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no passado. 

Fick é filho de colonos brasileiros que trabalham como agricultores na região de influência do EPP, um grupo pequeno que diz lutar contra a oligarquia local, e ao qual são atribuídos outros sequestros, assassinatos e ataques a delegacias e postos militares. 

O jovem disse à imprensa que se encontrava em boas condições e que não foi maltratado por seus sequestradores, que o mantinham pela maior parte do tempo amarrado e com os olhos vendados. O caso gerou preocupação entre alguns parlamentares brasileiros que entraram em contato com a família Fick. 

A família pagou um resgate pouco depois do sequestro no começo de abril, e cedeu a outras exigências. De Vargas disse que o EPP cumpriu a promessa de liberar Arlan no Natal. 

A libertação pressionou o presidente conservador Horacio Cartes, que foi criticado por seu desempenho em matéria de segurança, principalmente depois do sequestro do suboficial de polícia Edelio Morínigo, capturado há seis meses. 

O grupo rebelde propôs a troca do policial por seis de seus membros que estão presos, oferta negada pelo governo paraguaio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário