Levy sugere que governo pode considerar criação de novos impostos, se necessário

Publicado em 31/03/2015 18:55

LOGO REUTERS (16408)

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta terça-feira que não descarta eventual criação de novos impostos pelo governo como forma de aumentar a arrecadação, mas que primeiro é necessário ajustar os tributos já existentes.

"Seria inadequado falar que 'jamais trarei' novos impostos. Acho que o governo tem que ter liberdade para tomar as decisões necessárias de seu interesse", declarou Levy, ao final de sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que teve mais de 7 horas de duração.

Levy disse ainda que o resultado primário das contas no começo do ano mostra que o governo tem de continuar agindo para levar as despesas ao patamar de 2013, o que reconheceu que será difícil.

O setor público brasileiro registrou déficit primário de 2,3 bilhões de reais no mês passado, puxado por um forte resultado negativo do governo central e registrando nos fluxos em 12 meses rombo fiscal recorde nas contas públicas.

A meta de superávit primário de 2015 é de 1,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor público consolidado, um alvo considerado ambicioso após o Brasil ter registrado déficit primário de 0,63 por cento do PIB no ano passado e em meio a forte efeito da economia fraca sobre a arrecadação federal.

(Reportagem de Nestor Rabello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cassio Meirelles de Siqueira Tambaú - SP

    É um absurdo o Levy falar em criar novo imposto. Fala para ele rever o dinheiro que roubaram da Petrobras e do Brasil. E diminuir os cargos de confiança entre outros. Está na honra dos parlamentares e o governo diminuirem seus salários e benefícios em prol do Povo Brasileiro

    0
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Não precisa ter grande preparo de quando em confronto com a despesa maior que receita, aumentar tributos ou arrecadar mais dos contribuintes . Os grandes impérios e

      revoluções importantes sucumbiram neste modelo.

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      acabar com 20 ministérios também nada! só cri cri cri!

      0