Governador de MG é vaiado ao entregar medalha a líder do MST

Publicado em 21/04/2015 17:15

A entrega da Medalha da Inconfidência, honraria mais importante de Minas Gerais, ao líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) João Pedro Stédile foi alvo de protestos nesta terça-feira no Estado. Houve atos de repúdio à iniciativa do governador Fernando Pimentel (PT) na cidade histórica de Ouro Preto, local do evento, e em Belo Horizonte, capital mineira.

Pela manhã, grupos que protestaram contra o governo Dilma Rousseff e a corrupção nos dias 15 de março e 12 de abril, entre eles o movimento Vem Pra Rua, fizeram um enforcamento simbólico, com uma corda vermelha, de uma estátua do inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir do movimento rebelde no Brasil-Colônia e herói nacional.

Em Ouro Preto, houve um apitaço e um panelaço durante a condecoração de Stédile, do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, e do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, entre outros. Havia faixas em apoio ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. A cerimônia é um tradicional momento de manifestações políticas e reuniu também professores da rede estadual insatisfeitos com o governador Fernando Pimentel (PT).

Mais de cem servidores, vestidos com camisas pretas e bonés da Central Única dos Trabalhadores (CUT), circularam ao redor da área fechada para a condecoração na Praça Tiradentes. Eles reclamaram do piso salarial dos professores e gritaram "Pimentel traidor". (por Felipe Frazão, de VEJA ; São Paulo).

Não basta mentir sobre as realizações dos antecessores. Para o petista Pimentel, governador de Minas, é preciso também condecorar o baderneiro-chefe do MST com a maior honraria do Estado

O governador abraça o companheiro Stédile:  (Foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)

O governador abraça o companheiro Stédile: o MST até hoje não existe juridicamente para poder escapar de processos — civis e criminais (Foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)

Empenhado em campanha suja contra seu ex-aliado Aécio Neves (PSDB), que governou Minas Gerais entre 2003 e 2010, cuja obra procura “desconstruir” de todas as formas com números e fatos distorcidos, sobretudo nas redes sociais, o governador petista do Estado, Fernando Pimentel, também encontra tempo para atos que são pura provocação aos cidadãos que cumprem as leis.

Ou teria outro significado a entrega, hoje, da Medalha da Inconfidência — a mais importante honraria oficial de Minas Gerais — a João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), baderneiros invasores de propriedades privadas, destruidores de bens alheios e especializados em violar a lei, em geral de forma impune.

O MST existe desde 1984 mas até hoje não se constituiu em pessoa jurídica, conforme a lei, para, com isso, poder escapar de processos criminais e de processos civis por indenização.

Como bom “revolucionário”, Stédile quebrou o protocolo de que os homenageados vestem seus melhores trajes para receber a honraria e resolveu fazê-lo de camisa com as mangas enroladas nos braços.

Não por acaso, o ato do governador acabou sendo alvo de atos de repúdio, a começar pelo ocorrido na cidade histórica de Ouro Preto, local da cerimônia, mas também em Belo Horizonte, capital mineira.

Pela manhã, grupos que protestaram nos dias 15 de março e 12 de abril contra o governo Dilma Rousseff e a corrupção, entre eles o movimento Vem Pra Rua, realizaram um enforcamento simbólico de uma estátua do inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Independência no Brasil-Colônia e herói nacional. Para isso, utilizaram uma corda vermelha, a cor do PT.

Em Ouro Preto, houve um apitaço e um panelaço durante a condecoração de Stédile, em solenidade em que foram igualmente homenageados o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, entre outros.

Segundo relata o repórter Felipe Frazão, do site de VEJA, “havia faixas em apoio ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. A cerimônia é um tradicional momento de manifestações políticas e reuniu também professores da rede estadual insatisfeitos com o governador Fernando Pimentel (PT). Mais de cem servidores, vestidos com camisas pretas e bonés da Central Única dos Trabalhadores (CUT), circularam ao redor da área fechada para a condecoração na Praça Tiradentes. Eles reclamaram do piso salarial dos professores e gritaram ‘Pimentel traidor’”.

A campanha contra Aécio — algo como se as eleições de outubro passado ainda não tivessem terminado — lança mão de dados manipulados e tenta provar que o atual presidente do PSDB e seu sucessor, o hoje senador Antonio Anastasia, também tucano, não fizeram bons governos.

Na área de segurança, por exemplo, o PT espalha, a partir de um documento denominado Diagnóstico, que o número de homicídios em Minas teria crescido 52,3% entre 2002 e 2012, “quatro vezes mais do que a média nacional”.

Na realidade, o Mapa da Violência, publicação mais confiável do país a esse respeito, mostra que entre 2002 e 2010 Minas avançou da sétima para a quarta posição entre as unidades da Federação com menor número de assassinatos, sendo que, entre 2003 e 2013, ocorreu uma redução de 21,5% na taxa de crimes violentos — e estes são dados do Ministério da Justiça do próprio governo federal, petista.

A mentiralhada se espalha por outras áreas. Para ficar em apenas mais uma, a educação, o PT dissemina que “no ensino fundamental, que é de responsabilidade dos municípios e do Estado, estamos entre os líderes nos rankings de avaliação nacional”. A verdade é que, nesse terreno, Minas está “entre os líderes”, mas é o Estado mais bem colocado no ranking do IDEB (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação.

O problema, porém, é o que vem depois, quando documento do PT afirma: “Mas no ensino médio, majoritariamente regido pelo governo estadual, somos reprovados” — quando, na verdade, conforme dados do próprio IDEB, Minas apresenta o terceiro melhor resultado do país, atrás de Goiás e de, empatados, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Se o Estado de Minas Gerais está tão mal como apregoa o PT, é interessante observar o tempo que o governador gasta denegrindo seus antecessores e em premiar violadores da lei.

(por Ricardo Setti)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Lourivaldo Verga Barra do Bugres - MT

    O ParTido dos aTrapalhadores se relaciona bem com esse tipo de gente!

    0
  • Almir José Rebelo de Oliveira Tupanciretã - RS

    Essa atitude do governador mineiro é um desastre, é um desrespeito com o povo brasileiro! prova que o Governador Mineiro não conhece a história! O Tiradentes morreu em defesa da Liberdade, da Independência do Brasil! O Stédile luta pela escravidão do Brasil ao Comunismo e pela Dependência ao Bolivarianismo da Venezuela! Que vergonha para o Brasil. Que desrespeito com a história do nosso País!

    0
    • Rogerio mendes lopes Morrinhos - GO

      É um vergonha mesmo,assim como triplicar fundo partidário em pleno plano de austeridade para o povo brasileiro!Estou cada dia mais indignado!!!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). MEDALHA É FETICHE DE COMUNISTA !!!

      Os condenados no "mensalão" José Genuíno (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), Roberto Jeferson (PTB-RJ), e Valdemar da Costa Neto (PR-SP), agraciados com a Medalha do Pacificador, pela lei devem devolver a honraria, mas desde a condenação em 2013, isto ainda não foi cumprido.

      Quanto ao herói brasileiro, José Dirceu (PT-SP), a Medalha da Ordem do Mérito Militar, que recebeu no primeiro ano do governo Lula, também deve ser devolvida, pois todos foram julgados e condenados, perdendo a honraria de tal condecoração.

      A medalha do "João" é só uma questão de tempo, ela deve voltar para o domínio das pessoas de bem desse País.

      A PRÁXIS PETISTA É CONDECORAR "COMPANHEIROS CONDENADOS" !!!

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Minas anda sem governo a um bom tempo..este atual então nada fez até agora a não ser reclamar....aliás uma marca do PT..pois quando tem que trabalhar..mostrar serviço eles esqueçem das promessas e falar é diferente de fazer...

      0
    • IRINEU DAL MASO Cascavel - PR

      Meu amigo Dalzir, fazer um PT trabalhar?, ISSO HE LENDA.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Irineu Dal Maso...o PT trabalha muito..imagine o quanto suaram para pagar as multas do mensalão...e olha que as multas foram pequenas...micharia....nem 100.000 sc de soja..troco...dinheiro de pinga como se fala emSC...

      Outra coisa eles são contra a terceirização....empresas tem que ser públicas...e aí pergunto...algum brasileiro recebeu lucro da Petrobras já que dizem ser NOSSA...eu não recebi pois na verdade estamos recebendo contas a pagar por conta disto e vai aparecer mais ainda..na forma de preço de combustivel..impostos..inflação...ou seja se tivesse sido vendida a conta do prejuizo seria dos acionistas e não do povo...logo como brasileiros nada ganhamos..só PAGAMOS...ou seja somos os trouxas..os patos da historia..

      0
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    adicionando injuria à afronta...

    0
    • Edson José de Oliveira ibirarema - SP

      Faltou condecorar o Beira Mar e o Marcola

      0