Na Veja: UBS delata esquema de cartel para manipular câmbio

Publicado em 03/07/2015 15:11

O banco suíço UBS assinou acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para entregar provas de que as taxas de câmbio foram manipuladas no Brasil, entre 2009 e 2011, segundo reportagem do jornal Valor Econômico. Um cartel integrado por 15 bancos estrangeiros e 30 pessoas físicas estão sendo investigado sob suspeita de participar de um esquema que causou prejuízos a consumidores que fizeram contratos com dólar comercial e turismo naquele período.

Com isso, o UBS estará livre de punições. Os demais bancos poderão ser condenados a pagar multas que vão de 0,1% a 20% do faturamento nas operações de câmbio. São eles: Banco Standard de Investimentos, Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, Barclays, Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, HSBC, JP Morgan Chase, Merril Lynch, Morgan Stanley, Nomura, Royal Bank of Canada, Royal Bank of Scotlande Standard Chartered. A investigação começou a partir de provas entregues pelo próprio UBS, diz o jornal.

Segundo aponta o Cade, essas instituições teriam se coordenado para influenciar índices de referência dos mercados cambiais, por meio do alinhamento de suas compras e vendas de moeda. Os efeitos do cartel atingiram as taxas do Banco Central (Ptax), da WM/Reuters e Banco Central Europeu (BCE). Foram encontrados indícios adicionais de práticas anticompetitivas de compartilhamento de dados comercialmente sensíveis sobre o mercado de câmbio, como informações sobre negociações, contratos e preços futuros; ordens de clientes; estratégias e objetivos de negociação; posições confidenciais em operações e ordens específicas; e o montante de operações realizadas (fluxos de entrada e saída).

Leia a notícia na íntegra no site Veja.com

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário