Dólar sobe mais de 1% contra real após BC reduzir rolagem e por Grécia

Publicado em 03/07/2015 17:08
LOGO REUTERS (16408)
Por Bruno Federowski
 
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta de mais de 1 por cento ante o real nesta sexta-feira, reagindo à sinalização de que o Banco Central quer reduzir a intervenção no câmbio e com investidores comprando divisas para se protegerem antes do referendo da Grécia no fim de semana.
 
A moeda norte-americana avançou 1,40 por cento, a 3,1393 reais na venda, em um movimento ampliado pela liquidez baixa decorrente do feriado do Dia da Independência, nos Estados Unidos, que manteve os mercados locais fechados. Na semana, o dólar acumulou alta de 0,35 por cento.
 
O BC reduziu nesta sessão a oferta de swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, no leilão de rolagem dos contratos que vencem em agosto. Pela, a autoridade monetária vendeu a oferta total de até 6 mil contratos, menos do que os 7,1 mil que vendeu em cada um dos dois pregões do mês.
 
"Com a recente queda da moeda abaixo dos 3,10 reais, o BC se sente seguro para adotar tal medida", escreveu o operador da corretora Correparti, em nota a clientes, Ricardo Gomes da Silva.
 
Com isso, o BC rolou o equivalente a 988 milhões de dólares ao todo, ou 9 por cento do lote de agosto, que corresponde a 10,675 bilhões de dólares.
 
Mantendo a oferta de até 6 mil contratos por dia até o penúltimo dia útil do mês, como faz de praxe, o BC rolará o equivalente a 6,396 bilhões de dólares ao todo, ou cerca de 60 por cento do lote total. Se continuasse com as ofertas anteriores, a rolagem seria de 70 por cento, como a do mês anterior.
 
O mercado já trabalhava com a possibilidade de o BC aproveitar janelas para reduzir o estoque de swaps cambiais, que atualmente equivale a cerca de 115 bilhões de dólares. Segundo operadores, a percepção é que a autoridade monetária está disposta a tolerar um dólar mais forte para incentivar a atividade econômica via exportações enquanto eleva os juros básicos para combater a inflação.
 
Na cena externa, investidores monitoraram os desdobramentos da crise envolvendo a dívida da Grécia. No fim de semana, a população grega votará em referendo sobre o acordo de resgate oferecido pelos credores internacionais a Atenas, pleito que pode definir o futuro do país na zona do euro.
 
"O mercado está se preparando para um resultado negativo e não quer ser pego no contrapé, então prefere ser mais defensivo hoje", explicou o operador de uma corretora internacional, sob condição de anonimato.
 
Nesta sexta-feira, o primeiro-ministro Alexis Tsipras rejeitou os alertas europeus de que o país estará decidindo sobre o futuro na zona do euro no referendo, dizendo que as negociações continuariam por um acordo melhor com credores internacionais após o voto.
 
O movimento desta sessão no câmbio foi turbinado pela liquidez mais reduzida, refletida principalmente no mercado futuro.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário