Presidente do BC do Japão diz que inflação vai acelerar "consideravelmente"

BANGCOC (Reuters) - O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, afirmou nesta terça-feira esperar que a inflação no país acelere consideravelmente nos próximos meses devido a um mercado de trabalho apertado, e descartou a ideia de que são necessários mais estímulos.
Kuroda, em resposta a perguntas após discurso, também afirmou que a inflação ainda está a caminho de atingir a meta de inflação de 2 por cento do banco central em algum momento do primeiro semestre do ano fiscal 2016.
O otimismo de Kuroda contrasta com as crescentes preocupações com a possibilidade de a turbulência da economia global fazer o preço do petróleo voltar a cair, fazendo mais pressão sobre os preços aos consumidores no Japão.
"No momento, a taxa de inflação está próxima de zero," disse Kuroda. "A taxa de inflação deve começar a acelerar consideravelmente nos próximos meses."
O banco central do Japão espera alcançar a meta de inflação de 2 por cento em algum momento no primeiro semestre do próximo ano fiscal, parcialmente porque assume que os preços do petróleo vão se recuperar gradualmente após a venda generalizada do ano passado.
(Reportagem de Simon Webb)
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron