Governo vai reduzir meta de superávit primário também em 2016, diz fonte

Por Patrícia Duarte e Luciana Otoni
SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro vai reduzir a meta de superávit primário de 2016, fixada em 2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), afirmou nesta quarta-feira à Reuters uma fonte familiarizada com o assunto, acrescentando não ter detalhes de quanto será o ajuste ou quando será anunciado.
Segundo a fonte, a mudança será encaminhada ao Congresso Nacional via alteração da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Outra fonte ouvida pela Reuters afirmou que seria muito difícil cumprir a atual meta de primário em 2016, sobretudo após a redução do objetivo deste ano que será anunciado no final da tarde.
Segundo as fontes, a meta de superávit primário deste ano, fixada em 66,3 bilhões de reais, equivalente a 1,1 por cento do PIB, será reduzida a 0,15 por cento do PIB. O governo sofre para colocar as contas públicas em ordem diante da fraca atividade econômica e crise entre o Executivo e o Legislativo.
Segundo a primeira fonte citada, a meta deste ano será dividida da seguinte forma: 0,10 por cento para o governo federal e 0,05 por cento para Estados e municípios.
(Reportagem adicional de Alonso Soto, em Brasília)
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron